domingo, 18 de abril de 2010

Transferência de imagem para tecido e tela

Então fui atrás de outros experimentos.
A transferência de imagem é algo antigo, mas também complicado, trabalhoso e com uma margem de erro muuuuuuuito grande. Comprei tantos, mas tantos livros americanos com esta técnica e depois fui atrás de produtos nacionais para executá-la que quando chegou na hora de fazer todas as experiências fiquei com medo.
Como assim, com medo? Medo, ora!
Então, convidei minha super, ultra, mega turma de pintura para vir aqui em casa. Foi um sábado de experiências.......frustantes...
Meu computador que havia dado pane não queria imprimir...coisinha básica, não estava com a usb da impressora ligada a ele...mas até descobrir foram hoooooras e suadores nesta pessoa que vos fala... Feito isso, nada do que imprimi funcionou! Porca miséria!
Entre papos, vinho e champagne, um pegou daqui, outro dali e outro de lá e alguma coisa saiu...
Mas, a perfeição dos livros que comprei, não.
Frustada, assim que eles sairam felizes aqui de casa, pois a reunião foi ótima e surtiu outros efeitos, me pus a trabalhar. Peguei mais livros e fiz tudo calmamente.
Resultado: Deu certo!
Ainda com medo fiz tudo sobre tela. Tela de pintura é sempre preparada com várias demãos de gesso acrílico. Isso faz com que ela seja diferente do tecido de algodão que usamos para patchwork. Bem, com medo comecei por ela. Funcionou. Paciência para a secagem, isso é tudo!
Foi quando me vi diante de três figuras transferidas para a tela e pensei: Vou louquear, vou experimentar tudo o que comprei e que li nestes livros que comprei. Foi o que fiz.
As imagem meu professor renascentista (seu estilo preferido) deixou aqui. O resto foi loucura minha.
Os mesmos testes foram feitos sobre tecido e obtive êxito!
Voilá!
São três figuras renascentistas, ao estilo de Rodrigo Corrêa, e depois a tela vazia. Fui fazendo o que me vinha na cabeça e o que tinha vontade. Foi o máximo que consegui...


Este é o detalhe de uma transferência feita com um tipo de técnica com produto nacional.


Este é o detalhe de outra técnica feito com produto importado. Na verdade foi a que menos gostei.


Este é outro detalhe feito com outro tipo de produto nacional




É claro que depois usei stencil, shivas a base de óleo (produto importado, mas que vou fazer experiências com produtos similares nacionais), stencil de coisas caseiras, enfim, soltei a franga!

Nada disso foi usado para encobrir as tranferências. Elas estão aí por si só, na parte de tela que não tinha nada e que me incomodava eu ousei!
Então, bateu a curiosidade de que produtos são estes e como se faz?
Vou dar aulas sobre isso e se puder e conseguir, fazer vídeos para vender pela internet. Quando?
Assim que eu puder...
Mas, as aulas podem começar logo!

Ah! E se pensam que é aquela técnica de aplicar verniz sobre a foto, aquela que precisa aplicar 19 camadas de verniz para dar certo e a foto ser preto e branco para não dar errado? Estão enganadas! Não tem nada disso!!!! E verniz apenas em cima porque utilizei uns Crayons Conté que são a base de água e que precisam de cobertura para permanecer sobre a tela ou tecido. A técnica é limpa e básica. A única coisa que precisa é a boa e velha paciência para deixar secar.

Namastê!






Um comentário:

The disse...

Anote ai Sho na sua ficha de inscrição às aulas, meu nome!Gostaria imensamente de aprender.
Prá variar, vou ficar te "devendo" mais essa, alem dos blogs, manjares, etc.etc.etc.etc
Beijos com carinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...