segunda-feira, 29 de junho de 2009

Pesquisa e dicas de tintas

Colorir tecidos é o sonho de toda quilteira. Sim, porque encontrar os tecidos específicos para cada imaginação requer mais do que talento. Requer dinheiro disponível e muita, mas muita vontade de procurar nas lojas locais, nas lojas da internet, importar, pagar impostos...UFA! Já cansei!

Assim, comecei, como tantas outras quilteiras, a fazer meus tecidos. Para tanto tive que pesquisar, mas pesquisar muuuuuito!

Tingir tecidos não é assim não! Primeiro é preciso conhecer o tecido, depois a tinta e depois a combinação dos dois.

Sim, assim de enrredado! Mas nada que uma alma tranquila e atenta e com paciência não possa conseguir.
E eis o que encontrei e, em alguns casos, já testei:
1) O algodão precisa ser preparado antes para receber tintas orgânicas (tingimento vegetal) e tintas preparadas para pintura em seda. Porquê? Porque ele retém tanto que a tinta fica opaca, sem vivacidade (no caso de tintas para seda) e no caso orgânico, ele tinge, mas não retém.
2) Porém, se você usar o tecido de algodão em um bastidor, ou seja, não deixar a tinta tocar em um plástico, vidro ou pedra, ele ficará mais vivo. Depois é só passar a ferro e correr para o abraço. No orgânico é preciso utilizar fixadores, além de ter uma quantidade enorme de cebolas, temperos e cia...assnhó, quase que uma feira! Desisti.Pode ser ecológico, mas a quantidade de gás que se usa é tão grande que não se torna ecológico!
3) Assim, se você quiser fazer a base de seu trabalho vá ao supermercado e utilize a boa e velha técnica "indígena", as tintas Guarani. Vem em tubinhos e se você souber usar a roda das cores e suas combinações conseguirá uma cor natural espetacular! Depois é só colocar no fixador, da mesma "técnica indígena".E correr para o abraço!
4)Porém há situações onde não se pode deixar que a mancha venha na própria sorte e assim fui atrás de outros recursos. Baseada na massificação infantil do lápis aquarelável busquei a forma profissional, o crayon conté. Este é produto profissional muito utilizado pelos artistas plásticos. São barras de pó coloridos que se solúveis em água dão à nossa mão a alma artística. Você faz, passa o pincél e faz a mancha, faz o desenho sobre o seu tecido como quiser. Também requer bastidor, pois a água faz expandir a tinta. E, depois, é necessário fixar no tecido. Para tanto existem spray fixadores, pois assim como o tecido que usamos, a tela de um quadro também é feito de algodão, de tecido, por isso o nome de tela.
5)Lendo muita literatura americana, assistindo vídeos e testando me voltei para a tinta acrílica. Sim, a tinta acrílica que vem em litro ou galões ou em tubos pequenos utilizados para pintura de paredes e de quadros. Diluída com água dá o efeito aguado ou água forte. Na sua consistência natural encorpa o tecido de uma forma muito grosseira. Algumas têm brilho e outras são opacas. É preciso atenção na hora de comprar. Também é preciso usar bastidor,mas não precisa de fixação depois. Afinal quem já não tingiu uma roupa em tintas fresca?
6) Para tecidos como seda ou organza é preciso mais. As tintas utilizadas são sempre a aquarela silk e as tintas artesanais para tecido. Mesmo assim, como são muito finas, alastram a tinta de uma forma descomunal. Fazer limites requer técnica e paciência que são: freezer paper e emulssificadores para dar uma consistência mais gelificada a tinta, mas que ao mesmo tempo retira dela sua intensidade. Custa mais a secar, mas se necessário, é assim, com paciência.
7)Para impressão direto da impressora caseira não acredite em milagres, pois papai noel não existe! Não vá com sede ao pote de colocar seu algodão lá, imprimir e acreditar que depois de lavado ele vai continuar li, e o pior, sem borrar e manchar os tecidos vizinhos. Isto não existe! O que existe é que a impressora Epson já tem um cartucho de tinta que se chama Durabrite que é feito especialmente para isso. Porém, apenas confie quando você fizer isso, sabendo que a tinta é esta mesmo. Mesmo assim aconselho a colocar o bom e velho Scotchgard que impermeabiliza a peça. Pode-se usar, também, o mesmo verniz fosco para telas de pintura. Mas não acredite que ele irá aguentar muitas lavações de máquina. Assim, tenha bom senso na hora de projetar sua peça.
8) Se você já tem outra impressora, assim como eu,não saia comprando uma nova. Existe um líquidoque prepara o algodão para receber a impressão. Ele se chama Bubble Gum e sai os olhos da cara. Apenas importado. Mas, se você necessitar muito escolha o que comprar. Ainda não há similares no mercado nacional.
9)Há possibilidade de misturar várias técnicas numa mesma peça, mas para isso é preciso tempo e saber que o custo final ficará mais caro. Assim, se você imagina economizar utilizando estas técnicas saiba que as coisas não são assim. Elas encarecem e multiplicam o tempo de finalização da peça, porém, se você quer algo só seu, desde o início, então o tempo não será problema e sua peça será única!
10)Existem outras formas para fazer um tecido, são técnicas de pintura que vão desde a mancha até o a monotipia, passando pela transferência de imagens, que podem ser feitas desde a impressão caseira até a do thermofax que requer a tela por ele gravada. Há tranferências simples e singelas que se pesquisadas na internet te ensinam como fazer. Já testei várias e obtive sucesso. Já o thermofax é preciso ter. E com ele sua criatidade multiplica.

Nenhuma destas técnicas exclui a outra. Elas apenas se somam e não pensem que decupar tecido é algo terrível porque se fosse assim a Mixed mídia, ou numa tradução tão cruel seria a mistura de várias mídias, várias técnicas na criação de uma peça.
Tente, invente e faça a sua peça diferente.
Quem quiser dicas mais diretas sobre alguma técnica, peça. Estou às ordens!
Beijos e boa noite!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...