domingo, 29 de novembro de 2009

Fazendo o que?

Bem, terminando peças utilitárias, telas começadas e planejando, melhor dizendo, abrindo outra que tenho tempo para terminar e levar para a praia, porto onde nossa família se encontra e troca vivencias, presentes e lembranças, aqui estou.
Estou abrindo uma tela para minha irmã. Bem, não é assim tão simples. Ela é dona de 4 cafés em Asunción, Paraguay, onde ela mora. Me pediu telas. Bem, se fosse só isso, seria um lucro! Minha irmã é ma-ra-vi-lho-sa-men-te positiva e elétrica. Tudo com ela é muito! Quando abriu o primeiro café me pediu 03 mantas de patchwork para os sofás do lounge. No mesmo dia este número subiu para 6. Mandei 4 que foi o que pude fazer, pois tudo é para ontem! Agora ela tem mais 3 cafés!!! Então, pediu mais mantas para seguir a linha de ambientação e telas... surtei!..Não sou boa de matemática, mas o número é grande! Bem, desta vez negociei o prazo,né?
Mas, a tela, pelo menos, para um deles, quero fazer. Vamos ver como repercute. Não, não será nada de especial. Um grafismo de café com chocolate (ela tem também uma bomboneria) e com o nome que une as três especialidades: Chocolarte Café! Desta vez vou colocar um pouco da publicitária nas mãos dos pincéis! Vamos ver no que vai dar. Tenho certeza que mostrar o andamento é algo complicado (lembro de minha amiga Angela quando uso esta expressão - beijos Angela!), pois o início é feio. Muito feio. Mas, vou fazer isso.
Então, o início da primeira tela dos Chocolarte's Café's!




Mas, eu já tinha começado uma tela com um rosto de mulher. Não tinha mostrado, mas já tinha falado. Bem, terminei. Se chama La Femme!




E, junto com ela, havia começado a base dos homens e já havia mostrado em outra postagem. Bem, terminei! Se chama Le Creole, me utilizando de uma região da França.




Ambos foram exercícios de pintura, pois são reproduções de fotos que tirei de uma vitrina em Paris. Desconheço o autor(a), mas me enamorei das telas.
E, não adianta, não consigo deixar de colocar aqui a felicidade da minha mãe. Ambas fazemos aulas com o mesmo professor e no mesmo dia. Bem, num determinado dia eu enlouqueci as "meninas" da aula e todas começaram a "soltar a franga". De uma mesma idéia sairam vários quadros autorais e os pincéis não pararam mais! Uma diversão! Aulas são ma-ra-vi-lho-sas! Então, depois de começar a soltura ela teve coragem de fazer suas rosas soltas. Ela é apaixonada por rosas! Ainda não estão prontas, mas a alegria dela é contagiante!




E, como não posso deixar o patchwork, porque amor antigo (este, pelo menos) não se deixa, fiz um painel para a cama do meu quarto na praia. O quarto era tão pequeno, mas tão pequeno, mas tão pequeno que a cama de casal teve que ficar embutida no armário. Aquela parede vazia me incomodava, assim como não ter criados mudos para colocar um livro e meus óculos (melhor dizendo, meus olhos, né?). Então fui para a máquina e fiz este painel. Nos bolsinhos lugares para óculos, livros e controle remoto de TV. No centro árvores estilizadas e, para aprender melhor a técnica, fiz o bordado com a linha de crochê no rebobinador da máquina (linha de baixo),pelo lado do avesso. Amei!!!!!
É tão simples! Basta não passar a linha pelo tensor. Liberdade, deveria se chamar! A linha solta faz a mesma coisa que a tensionada. Uma maravilha!


E aqui vai um detalhe das árvores...




E mais dois detalhes dos pontos. O zig zag foi feito com o pé livre de quilt e assim pude dar um sentido mais rudimentar para o trabalho. Confesso que as coisas muito certinhas me incomodam...



<


Bem, parece que apartir de hoje terei que reduzir os números de fotos ou o tamanho delas, pois o Blogger está reclamando. Vamos ver o que se faz, vamos ver como deverá ser feito!
Mais uma vez, inesperadamente, Boa Tarde!

El tiempo pasa

y nos vamos tornando viejos...

Assim cantava a saudosa Mercedes Sosa, né?

Então, depois de muito tempo sem colocar nada, começo já.

São tantas emoções, tantas informações, tantos acontecimentos...assinhó, quase que uma virada de página. Aliás, uma virada de página!

Estou em fase de conhecimento. Conhecimento de informações e tecnologias que eu desconhecia. São leituras e mais leituras e mais leituras e mais leituras...

Jamais pensei que para colocar uma página na internet fosse necessário tanto! Mas, necessita.

Não posso fazer nada acelerado, nada não pensado, nada sem planejamento.

Assim, atrás das informações, sigo.

O ano termina, mas para mim, ele corre! E, somente termina, porque é preciso começar, com força total!

Estou estudando, e ainda fazendo algumas coisas.

O que estou fazendo?

Segue na próxima blogagem!

E, agora, diferente das outras vezes,

Boa Tarde!!!!



quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Falta tempo, conhecimento...

Então, falta tempo, falta conhecimento específico para fazer - na tecnologia -e até falta dinheiro do salário para mandar fazer, mas sobram idéias, pesquisas e informações dos rumos que quero seguir.

Pois é, além da vida cotidiana tenho milhões de idéias e informações e conhecimentos que preciso adquirir.

Assim, meu atelier ficou parado num dado dia em que comecei a correr atrás dos domínios e os adquiri. É um compromisso que tenho porque mostrei aqui uma oportunidade, e um compromisso comigo, de desafio e de superação.

A cada dia que passa o que eu tinha na mente surge na minha frente - não de graça, mas com pesquisa - como sendo o certo. A cada dia tenho certeza que o caminho que quero trilhar é o correto. A cada dia meus conhecimentos adormecidos se abastecem de outros mais atuais e se somam. E, a cada dia, sei que o tempo ruge!

Me sinto como precisar ser um polvo que não só precisa de muitos braços, mas de muitos cérebros e mais, muito mais, muito mais tempo! Ah, o tempo! Quanto mais velha se fica, mais rápido ele passa! E me sinto saindo da faculdade! Ah, se naquela época eu tivesse o conteúdo e o bom senso que tenho hoje! Ah...!

Mas, o momento é agora e o futuro é aquele que quero escrever. Assim, tenho que dizer: pesquiso e procuro aprender todos os dias preparando o que a Criado no Brasil e a Retalhos Editora trarão. Será bom, muito bom!

Apenas espero ter os braços do polvo! Hi,hi,hi,hi....

Este final de semana terei reuniões. Talvez, muitas outras pessoas precisarão entrar, mas serão todas, todas elas, bem vindas! Um conjunto, um colegiado, uma equipe, uma união é sempre melhor que um monólogo. Sempre agrega.

Bem, preciso ocupar meu tempo para apreender mais e ver até onde eu, apenas eu, posso produzir e agregar.

O Patchwork está parado. A pintura segue no seu dia de aula.

A mente, bem, ela não para nem dormindo.

O ano está terminando e o outro está chegando.

Quero chegar junto, o mais próximo possível do seu início formal, nem que seja aos poucos, timidamente.

Então, mais uma vez, boa noite!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Mais uma faceta

Quando pequena me perguntavam o que eu seria quando crescer. Eu, sempre respondia: jornalista.

Matemática era uma calamidade e português era uma benção! Pobre menina! Depois de crescida foi descobrir que se pode passar uma vida e continuar desconhecendo o português, este nosso idioma tão fonético, tão coloquial, tão retórico e tão mutável! Hoje, me considero uma ignorante em português. E sou.

Mas, mesmo assim, ele é muito mais amigo que a tal matemática.

As coisas aqui no sul do Brasil ficaram complicadas quando um dos maiores jornais fechou e então decidi ser arquiteta. Passei no vestibular e desisti. A tal matemática.... Fui para a Publicidade Propaganda. Lembro de no dia da minha formatura meu pai perguntar: Exatamente em que tu vais te formar? Elas não eram conhecidas e propaganda era a forma de vender pela televisão -na visão dos meus pais naquela época.

Bem, a facilidade para escrever ficou adormecida e até enferrujou. Cheguei a acreditar que foi tudo um sonho infantil.

Um dia li no jornal que estavam abrindo vagas para blogueiros do meu bairro - Moinhos de Vento- aqui em Porto Alegre. Midia, jornal conhecido e de grande circulação, o ego, uma vontade. Me inscrevi. Porém, antes comecei mandando um textinho para a coluna Eu e Meu Bairro. Gostei, gostaram, segui e então, fui chamada.

Entre panos, tintas, trabalho, casa e vida, sou Blogueira Oficial do blog do ZH Moinhos. Isso já acontece há mais de 1 ano - desde ser informal e oficial.

Escrever para meu blog e para lá me mostrou que exercício e continuidade é tudo.

Hoje foi postado um texto que fiz sobre um prédio. Um prédio da minha infância. Por quê? Por que foi pautado em reunião que seria bom escrevermos sobre um prédio preferido. Às 7h da manhã o texto foi colocado e no meio da manhã recebi um mail da redação do jornal informando ter 600 acessos. Fui ver e tinha 2 comentários. No meio da tarde, 6 comentários. Um pouco mais tarde 8 comentários.

Costumeiramente eles colocam mais de um post ao dia. O meu ficou o dia todo. Imagino que deve ter tido muitos mais acessos!

O primeiro comentário veio de Melissa Becker, jornalista do caderno e blog do ZH Zona Sul. Um elogio completo para mim!

Assim, convido a todos vocês a lerem o blog do ZH (Zero Hora - nome do jornal) Moinhos (Moinhos de Vento). Quem é daqui, algumas vezes poderá ler no caderno impresso, isto se estiver no bairro para comprar a edição aqui ou se for assinante do bairro. Mas não é sempre, apenas quando somar ao bairro. De resto, podemos ver pessoas do mundo todo querendo saber o que passa por aqui: gaúchos de fora, gaúchos com família aqui, gaúchos de coração, gaúchos.....ou não.


Aqui, fica este convite.

Para variar,

Boa Noite!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O lado dos pincéis

Como já disse fui para a pintura em tela para aprender mais como colocar tinta sobre o tecido. Bem, como também disse, me apaixonei! Meu tempo se divide entre ambos e minha cabeça trata de juntá-los. Uma loucura!
Mas, como minhas telas já estão no blog do professor, Rodrigo Corrêa resolvi mostrar, também aqui, minhas produções.

Minha primeira tela saiu de uma foto tirada de uma vitrine em Veneza. Duas esculturas de anjos estilizados. Na tela fiz os anjos em massa relevo e o restante foi aprendizado de pincél. Não gostei muito, mas a primeira tela a gente nunca esquece e nunca vende, e nem dá! Fica sempre junto para observarmos a evolução.




A segunda veio de uma conversa com uma amiga que gostaria muito de fazer um palhaço em patchwork. A figura, em si, do palhaço, confesso, não gosto muito. Não acho palhaço engraçado, mas sim um ser muito triste. Mas, achei boa a idéia e fui pesquisar. E encontrei um palhaço que de tradicional não tem nada. Era preciso aprender a técnica e então reproduzi. É da artista plástica e designer Russa Vika Prokopaviciute.
Acrílico sobre textura de papel, sobre tela.


Na terceira quis agregar mais coisas que apenas tinta e então fui pesquisar num catálogo de um pintor chamado Maugeri. Quando estava em Paris passei pela galeria que estava expondo seus trabalhos. Com o catálogo na mãos, a imagem na frente me dei ao displante de fazer minhas intervenções nesta releitura. Após descobri que a exposição era uma homenagem a Klimt.

Decoupagem de inkjet e acrílico sobre tela.




Então, querendo algo meu, voltei para as fotos. Encontrei a foto de uma porta com uma lata de lixo, numa rua de Paris. Decidi e fui adiante. Eis minha foto original.




Num dado momento percebi que não queria reproduzir e então tornei a porta minha e fiz o que quis. Coloquei cor na forma de decoupagen inkjet. Eis a imagem trabalhada no computador para ter a noção de como ficaria.





Quando chegou na hora da moldura começou a piração do preço e, em conchavo com o professor decidimos confeccionar. Loucuras para cá, loucuras para lá, pensamos em sarrafos de engradados e decidimos que de Coca Cola seria o máximo. E assim foi. Fiz as molduras integralmente!


Eis o quadro pronto que hoje está exposto na Mostra de Talentos no TRF4, em sua primeira aparição pública. Bem, pensando bem, de nós dois!





E, abaixo dele um texto, que é o seguinte:


IL PORTE COLLE


Uma porta antiga. Uma lata de lixo nova. Uma rua sossegada e limpa. Não fosse em Paris, não chamaria a atenção. Uma foto. Uma criação. Minha primeira tela autoral. Decoupagem, transferência de thermofax, textura, acrílico sobre tela. A porta passou a ser minha quando faltou cor. Cor faz a vida. Cor dá sensação. Fiz minha cor, minha porta. A moldura, fruto de uma piração. Preço versus tela. “Como eram lindos os engradados antigos!” Neste papo louco com meu professor, Rodrigo Corrêa, veio a idéia de fazer a moldura. Engradados de champagne? Vinho? Coca Cola. Coca Cola?! Sim, porque Coca, cola. Coca Cola.

Então, até a moldura foi feita. IL PORTE COLLE - A porta cola. Este é o nome.

E, sua primeira aparição é aqui.

Comecei a pintar em abril de 2009.
Simone Guardiola
Voltei para as fotos e encontrei estes rostos, também de uma vitrine em Paris, porém, devo confessar, já era noite, a galeria estava fechada e não sei dizer o nome do autor (a). O rosto da mulher já está quase pronto e este em andamento. Estou fazendo minha releitura. Mas, já inventei moda: Acrílico sobre voal, sobre tela. É uma delícia pintar sobre voal! E deve entrar espatulado.




Daqui para frente vou investir na autoria apenas. Penso que agora posso desenvolver a técnica apartir do que imagino.

Estou gostando do que vejo e percebo que as paredes da minha família não ficarão assim tão mal vestidas, né?
Espero que aproveitem!

Boa Noite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...