quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O lado dos pincéis

Como já disse fui para a pintura em tela para aprender mais como colocar tinta sobre o tecido. Bem, como também disse, me apaixonei! Meu tempo se divide entre ambos e minha cabeça trata de juntá-los. Uma loucura!
Mas, como minhas telas já estão no blog do professor, Rodrigo Corrêa resolvi mostrar, também aqui, minhas produções.

Minha primeira tela saiu de uma foto tirada de uma vitrine em Veneza. Duas esculturas de anjos estilizados. Na tela fiz os anjos em massa relevo e o restante foi aprendizado de pincél. Não gostei muito, mas a primeira tela a gente nunca esquece e nunca vende, e nem dá! Fica sempre junto para observarmos a evolução.




A segunda veio de uma conversa com uma amiga que gostaria muito de fazer um palhaço em patchwork. A figura, em si, do palhaço, confesso, não gosto muito. Não acho palhaço engraçado, mas sim um ser muito triste. Mas, achei boa a idéia e fui pesquisar. E encontrei um palhaço que de tradicional não tem nada. Era preciso aprender a técnica e então reproduzi. É da artista plástica e designer Russa Vika Prokopaviciute.
Acrílico sobre textura de papel, sobre tela.


Na terceira quis agregar mais coisas que apenas tinta e então fui pesquisar num catálogo de um pintor chamado Maugeri. Quando estava em Paris passei pela galeria que estava expondo seus trabalhos. Com o catálogo na mãos, a imagem na frente me dei ao displante de fazer minhas intervenções nesta releitura. Após descobri que a exposição era uma homenagem a Klimt.

Decoupagem de inkjet e acrílico sobre tela.




Então, querendo algo meu, voltei para as fotos. Encontrei a foto de uma porta com uma lata de lixo, numa rua de Paris. Decidi e fui adiante. Eis minha foto original.




Num dado momento percebi que não queria reproduzir e então tornei a porta minha e fiz o que quis. Coloquei cor na forma de decoupagen inkjet. Eis a imagem trabalhada no computador para ter a noção de como ficaria.





Quando chegou na hora da moldura começou a piração do preço e, em conchavo com o professor decidimos confeccionar. Loucuras para cá, loucuras para lá, pensamos em sarrafos de engradados e decidimos que de Coca Cola seria o máximo. E assim foi. Fiz as molduras integralmente!


Eis o quadro pronto que hoje está exposto na Mostra de Talentos no TRF4, em sua primeira aparição pública. Bem, pensando bem, de nós dois!





E, abaixo dele um texto, que é o seguinte:


IL PORTE COLLE


Uma porta antiga. Uma lata de lixo nova. Uma rua sossegada e limpa. Não fosse em Paris, não chamaria a atenção. Uma foto. Uma criação. Minha primeira tela autoral. Decoupagem, transferência de thermofax, textura, acrílico sobre tela. A porta passou a ser minha quando faltou cor. Cor faz a vida. Cor dá sensação. Fiz minha cor, minha porta. A moldura, fruto de uma piração. Preço versus tela. “Como eram lindos os engradados antigos!” Neste papo louco com meu professor, Rodrigo Corrêa, veio a idéia de fazer a moldura. Engradados de champagne? Vinho? Coca Cola. Coca Cola?! Sim, porque Coca, cola. Coca Cola.

Então, até a moldura foi feita. IL PORTE COLLE - A porta cola. Este é o nome.

E, sua primeira aparição é aqui.

Comecei a pintar em abril de 2009.
Simone Guardiola
Voltei para as fotos e encontrei estes rostos, também de uma vitrine em Paris, porém, devo confessar, já era noite, a galeria estava fechada e não sei dizer o nome do autor (a). O rosto da mulher já está quase pronto e este em andamento. Estou fazendo minha releitura. Mas, já inventei moda: Acrílico sobre voal, sobre tela. É uma delícia pintar sobre voal! E deve entrar espatulado.




Daqui para frente vou investir na autoria apenas. Penso que agora posso desenvolver a técnica apartir do que imagino.

Estou gostando do que vejo e percebo que as paredes da minha família não ficarão assim tão mal vestidas, né?
Espero que aproveitem!

Boa Noite!

Um comentário:

Unknown disse...

Simone!
Tudo mais que D+. Adoro esse talento que tu tens de criar essas coisa lindas, não é inveja, não, é admiração mesmo. E pra te dizer que vou aguardar,... mesmo, como ansiedade e tudo, essa revista.
Bjs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...