quinta-feira, 9 de julho de 2009

Tie Dye

Não adianta, não nasci para ser exclusivista e nem para reter informações. Sou um "bocão", pois assim sei que terei troca de informações. E se não tiver? Pior para mim, não é? Dei, sem receber. É o ônus!

Muito bem, vamos por partes, como já diria o esquartejador!
Se você quer fazer tecido tingido por metro, bem, então não leia este post. Aqui vou mostrar como é possível conseguir um tingimento geral para uma parte do seu patchwork, daquele pedaço super necessário.
Vá ao super e compre Tintas Guarani. Aquelas que estão sempre disponíveis e que sabemos que farão muuuuuuuuita sujeira.
A questão aqui é mostrar que se o pedaço do pano é pequeno não precisa muita sujeira, mas sim muito 1,99. Sabe aquele comércio que vende por 1,99? Bem, aquele.
Vá e compre recepientes plásticos baratos que possam reter, por pouco tempo, algum líquido quente ou reutilize (melhor forma) aqueles seus antigos e já feios. Compre de diversos tamanhos, pois isso significará os tamanhos de tecidos que irás fazer.
Não pense aqui que farás 1 metro. Não! Farás pedaços pequenos, tipo, a largura do tecido por uns 20 cm, no máximo!Então, aqueça a água e coloque dentro do pote. Coloque a tinta. Sempre pense que começar do menor para o maior é melhor. Use trapos do mesmo tecido fazer testes de intensidade da cor que você quer. Atingida a intensidade de cor, com a colocação progressiva de pó de tingimento, amasse,amarre, torça, coloque obstruções para que a tinta não atinja o tecido, e colocque o tecido escolhido dentro do pote. Feche o pote e deixe até o outro dia.
No outro dia, depois de tomar seu café a manhã delicioso, retire o tecido do pote. Não jogue a água fora, pois nela ainda conterá corante, mais fraco, porém corante. Coloque o pedaço de tecido tingido dentro do fixador de tintas, também da linha Guarani. Leia as instruções e use apenas o necessário e pois de usar não jogue fora, por favor!
Se quiseres um degradê, por exemplo, use esta mesma água com tinta para colocar outro pedaço de tecido e aqueça no micro ondas. Se faltar água, coloque mais. Deixe por mais um tempo. Retire do pote e coloque dentro do fixador.
Quando a tinta estiver num ponto de não mais tingir ou se ela não tiver mais uma intensidade de cor de possível utilização, então, jogue fora. Assim estarás usando a tinta no seu máximo, sem grandes panelas, sem sujeira, sem transtornos.
Assim de simples!
Se você começar de um tecido totalmente claro, seja branco ou beije, terás um tecido com mais brancos ou beije misturado com sua cor, exemplo, nuvens. Porém, se quiseres reutilizar tecidos que já estão parados na sua prateleira, aqueles tecidos comprados, já com impressão padronizada, pense desta forma:
1) Perceba a coloração do fundo. Se ela já tiver um tingimento, uma cor, por exemplo, amarelo claro. Bem, então pense que este amarelo claro irá se misturar com a cor que irás colocar em cima. Assim, use sua roda das cores para fazer uma customização deste tecido. Se amarelo claro, por exemplo e com tinta azul, ficará num verde! Assim de simples! A mistura é natural!
É possível obter grande sucesso quando utilizamos padronagens lindas e com as quais já estamos tão contagiadas e sem inspiração de uso. Também podemos pensar em situações como comprar tecidos de padronagem em preto e branco e dar a eles a cor que gostamos, no fundo, no branco ou no beije, ou no amarelo claro. Estes tecidos são próprios para fazer o tingimento "estilo vegetal".
Pense assim: qual é a cor do tempero verde? Um verde aberto, certo? Assim irás colocar azul com amarelo até encontrar a cor que lhe agrade de tempero verde. Sempre testando no pequeno pedaço de paninho.Lembre-se, cores como azul turquesa não são encontradas na natureza, pois somente pedras têm esta cor. Assim, compre a tinta azul turquesa e seja feliz nas suas colorações!
O encontro com os índios guaranis, vendo-os de forma diferente, foi para mim, uma grande experiência. Lembre da cor da cebola, da beterraba, da cenoura, e até do chá, que nada mais é que uma cebola muuuuuuuuito fraca, ou uma canela beeeeeeem fraca, assim, quase como se a tinta já tivesse sido usada ao seu máximo. O charme é manter fixo no tecido. Assim, muito fixador. Não economize nele!
Não fiz aulas deste tipo de tingimento, mas há anos faço meus experimentos e minhas misturas. Não falha. E lembre-se, você não precisa ir a xepa para conseguir algo similar, pois se fizeres o custo benefício para a natureza (ecológico) e para seu bolso perceberás que o "tingimento indígena" é muuuito mais em conta e muito, mais muito mais permanente e eficaz.
Faça você seu teste!
Boa Noite!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...