quinta-feira, 23 de julho de 2009

Monotipia

Bem, não é um macaco com tipo de galã!
É uma técnica simples de pintura no tecido. Porque pintura? Por que tingir um tecido é dar cor a ele. Pintar um tecido é criar uma padronagem sobre ele.
Aqui vou explicar a monotipia mais simples, aquela que pode criar texturas em seu tecido.
Monotipia significa uma única impressão e não como muitos pensam que é apenas a impressão de uma só cor. Assim você pode colocar várias cores ou utilizar o mono tom, ou seja, a mesma cor em várias intensidades.
Você precisa de uma base impermeável. Ela pode ser um vidro, um acrílico, um acetato, ou até mesmo um plástico.
Sobre ela você vai colocar a(s) tinta(s) escolhidas e espalhar com um rolo emborrachado. Este rolo emborrachado pode-se encontrar em qualquer loja de artesanato. Sai bem baratinho. Compre dois, pois precisará de um bem limpo para pressionar o tecido sobre a tinta.
Então, se sua base for dura como o vidro, o acetato ou o acrílico você apenas poderá fazer a sua textura, ou desenho com algo que risque sobre a tinta. Use a imaginação e pegue um garfo, por exemplo, e faça riscos retos ou ondulados. Quando achar que está bem, coloque sobre a tinta o tecido e com o rolo emborrachado limpo passe por cima de toda a base. Agora é só retirar o tecido de cima e correr para o abraço!
E se for o plástico? Pode fazer a mesma coisa, porém poderá fazer mais. Depois de espalhar a tinta, amasse o plástico e então não volte a alisá-lo novamente, de forma a ficar bem reto. Coloque o tecido e passe o rolo. Então corra para o abraço!
Sobrou tinta, digo, um pouco de tinta sobre a base? Não limpe. Coloque mais e faça mais pinturas sobre. Esta mistura inusitada poderá razer boas surpresas!
Mas não seja perdulária com a tinta. Ela tem que ficar fininha sobre a base.
Então se quiser deixar partes brancas, definidas e até desenhadas, depois de espalhar a tinta sobre a base você pode colocar folhas, cordão e quando passar novamente o rolo limpo em cima, ali onde ela estiver não pegará tinta. Neste momento você já estará criando uma padronagem.
E se eu quiser mais?
Então depois de você testar esta primeira etapa eu conto como você pode criar mais coisas com a mesma técnica.
Faça seus teste e me conte.
Ah! As tintas que você pode usar são: Prontas para uso: tinta para tecido, tinta acrílica para pintura de quadros; Que precisam de preparo: Aquarela Silk precisa ser misturada ao espessante para dar consistência. Esta mistura é muito usada para usar no tecido organza. Qual proporção? 2 de tinta para 1 de espessante.

PS: Para quem faz scrap vai a dica: você usa a mesma técnica em papel. Basta trocar o tipo de tinta.
Boa Noite!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...