quinta-feira, 17 de março de 2011

Inglês para todo mundo aprender

Patrícia Ritter Volkmann nasceu no hospital Moinhos, cresceu e morou durante muito tempo no nosso bairro. Quando pequena, voava de bicicleta pelas ruas, marcava as calçadas com gesso, inventando que algum dia poderia se perder, e convidava os amigos de escola para grandes festas de São João na casa da Tobias da Silva. Daquela época, lembra das árvores no pátio, do armazém do seu Manuel, da costureira lady Zefa e de todas as calçadas de pedra grés onde esfolou seus joelhos. Estudou no Daltro Filho, e ia sozinha, a pé. Depois, foi para o Colégio São Pedro e seguia indo a pé até mesmo quando começou a dar aulas numa escola de inglês na Quintino.

_ Eram tempos de segurança _ recorda.

Enfim, lembranças que continuam, apesar da casa não existir mais. Hoje é um campo de obras.
E foi no Moinhos que Patrícia lançou seu primeiro livro, publicado por uma editora, ali, na extinta Livraria Arvoredo. É formada em Direito e Geografia, mestre em Geografia e professora de inglês por vocação.
Os livros que escreve são ferramentas para viagem. O primeiro surgiu ao perceber que seus alunos queriam viajar e se preparar para isso, mas não encontravam literatura fácil e dirigida. Assim, nasceu Inglês para Viagem. Depois, com a ajuda de professores de outras línguas, vieram a versão para o espanhol, Espanhol _ Conversação para Viagem, para o italiano, Italiano – Conversação para Viagem, o francês, Francês _ Conversação para Viagem. A autora também cuidava da distribuição, que contava com a livraria do aeroporto como parceira. Todos os livros se esgotaram.
Foi a hora de buscar uma editora e, assim, depois de algum tempo, firmou contrato com a Arte & Ofício. Os livros foram reeditados e distribuídos em todo o país.
Como vem de uma família de hoteleiros, percebeu que havia um espaço para ensinar e escreveu Inglês: Conversação para Profissionais de Hotelaria e Restaurantes. Percebeu também que muitos dos seus alunos médicos enfrentam problemas com as terminologias de um hospital.

_ Eles são preparadíssimos na área técnica, mas queriam saber mais do trivial, do tipo, como se diz “comadre” ou “papagaio” _ conta.

Notou que os pacientes também se interessariam e, em razão disso, acabou de lançar Inglês para a Viagem do Médico. Para ela, juntar os termos específicos e as frases torna a viagem e o trabalho mais fácil e prazeroso. Tímida, diz que não quer mais fazer lançamentos.

_ Fico constrangida de não saber o que escrever como dedicatória _ revela.

Foi em um jantar entre amigas que este post nasceu. Somos amigas desde o tempo de escola, lá no colégio Daltro Filho. Se vão 38 anos de convivência, amizade e cumplicidade que o tempo não consegue terminar. E, mesmo assim, bater uma foto foi um suplício. Ela também é tímida para fotos.
Tanto tempo de vida no bairro, tanta história aqui vivida e tantas informações ensinadas merecem nosso reconhecimento. Para vocês, a inquieta geminiana Patrícia Ritter Volkmann.

Essa matéria está no blog do ZH Moinhos e na edição impressa do jornal Zero Hora de hoje, quinta-feira, dia 17/03/2011.
 
Por Simone Guardiola, Conselho de Blogueiros
 


2 comentários:

The disse...

É tudo que estou procurando.Ingles para viagens...e aqui, ainda não vi.Podes me conseguir o endereço para pedidos? Beijos com carinho

Nina Shô disse...

The, podes entrar em contato direto com ela pelo email volkmann@cpovo.net e com a editora Arte & Ofícios - www.arteseoficios.com.br, que poderão remeter ou indicar onde comprar em Palmas, TO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...