quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Como tudo começa

Muito bem, encontramos o patchwork. Mas o que é patchwork? Patch+work: trabalho de junção de trapos, retalhos, pedaços. Como assim, trapos, retalhos? Bem, a tradução é assim! Mas quilt, quilting, quilter? Bem, é a costura que se faz em cima, assinhó, como um pesponto reto ou livre sobre o sanduiche; estar fazendo esta costura; e a pessoa que faz a costura.

Como assim? Coisas diferente? Sim. Pois assim nos ensinam as professoras aqui. No Brasil fazemos patchwork, enquanto as americanas fazem quilt.

Bem, enfim, precisamos de ambas as coisas e assim, escolha sua palavra, pois recortando, juntando, colando, unindo, costurando, sobrepondo fazemos nossos trabalhos ma-ra-vi-lho-sos! Por causa dessa diferença de palavras você deve pesquisar na internet e não encontrar tudo o que quer buscar. Mas, se já sabia, muuuuuuuuito bem Flipper! Se não sabia, agora nada mais faltará!

Mas sempre, sempre, começamos aprendendo a unir pedaços geométricos e a aplicar pedaços com curvas. Muito mais fácil!!!!! Mas é assim que se aprende, gente!

Não há como saber fazer sem começar com os ângulos retos, de 45 graus e similares.

Agora saibam outra coisa que aprendi na marra. Porquê o 1/4 de polegada de costura?

Ah!!! Uma boa e simples simplificação americana. Como ensinar em máquinas diferentes sem uma referência numérica precisa? Assim, como os pés das máquinas têm tamanhos diferentes, para dar aulas e resolver problemas era preciso uma única medida. Dai o 1/4 de polegada, que para eles é uma medida exata e para nós....., bem, para nós é algo igual a 2,54....cm. Assim, universalizando eles vendem muuuuitos pés adaptáveis para vários tipos de máquinas. Espertolinos, hein?

Mas, nos concursos de patch, ou quilt como queiram, é preciso ter sempre 1/4 de polegada. Como fazer? Gente, elas podem abrir os trabalhos, sim. Elas podem medir a costura que fica atrás do trabalho, mas isso não significa que se você deixar mais, ou um pouco menos será errado!

Apenas lembre: se você começou a costurar com uma máquina, continue com ela até o final, pois se trocar vai dar porcaria e não vai juntar tudo como deve ser, com exatidão. E, se você cortou e deslizou? Não pense que foi a única! Isso acaba acontecendo com todas. Elas, as deusas, fazem isso! Você tem que ter a noção que sua costura não pode descosturar e nem dar a sombra da costura sob o tecido mais claro, mas isso é assunto para a forma como passamos as costuras antes de unir todos os pedaços e blocos.

Assim, esse assunto de sombra fica para outro dia. Por hoje já foram duas postagens e tenho que dormir! Snznznznznznznznznznznz.......

Boa noite!

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é, 1/4 de polegada, sabe que eu prefiro esta medida porque tudo que é americano, molde, revista, lição etc tem o 1/4, já acostumei. é igual a trabalhar com informatica na minha área, sou da época da lenha onde os sistemas opercionais só eram em inglês, idem para os comandos dos programas... quando digo que só trabalho com programas em ingl~es me chamam de maluca!!!! Abraços e bom carnaval!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...