domingo, 23 de maio de 2010

Transferência de Imagem, Transferência de Impressão, Impressão

Em tecido, tela ,madeira ou papel. O que estas técnicas têm em comum ou de diferente?
Vou explicar.

Transferência de Imagem - você pega uma imagem de revista ou impressa especialmente para isso e passa para a tela, tecido, madeira ou papel. Ela fica sobreposta à fibra ou superfície, aplicada, e então você deverá proceder a técnicas acessórias para esconder esta sobreposição. Hoje você pode ir numa loja de informática, comprar um papel especial, imprimir em casa e transpor para sua camiseta com o ferro de passar. Vai ficar uma película plastificada, mas também será uma transferência de imagem...
Quando no tecido e no papel é preciso muito mais que verniz (a técnica mais conhecida e divulgada), mas sendo tecido, bem, o toque é tudo....
Dá para contornar? Se seu projeto for bem pensando. Costurar, ou seja, fazer um quilt é possível, se não for utilizado o papel comprado na livrarias.
Você também pode mandar imprimir em gráficas digitais sobre o tecido, mas depois de algumas lavagens ela começará a desbotar. Não fica um película sobre o tecido, porém eu apenas recomendaria se você quer fazer uma etiqueta para seus produtos.

Transferência de impressão - parece a mesma coisa, porém é bem diferente! Nada de foto, nada de revista, nada de impressão em papel sendo transferida para o outro elemento, no caso, tecido, papel madeira...
Para esta técnica é preciso mais elementos: telas serigráficas, tintas, lápis pastel e emolientes transferidores. A estampa depende de seu projeto e de sua idéia.

Essas duas técnicas dão ao tecido uma consistência mais rija, porém a  transferência de impressão possibilita a aplicação do quilt sem problemas. Você poderá utilizar em panôs, que costumo chamar de quadro têxtil. Possibilita usar, por sobre, pedrarias, bordados e outros embelezamentos não comprometendo o acabamento final. Costumo dizer que dormir com um edredon mais rijo não seria adequado e confortável, assinhó, invernal. Então, utilizar para quadro têxtil, acentos de cadeira, encosto de cadeiras, almofadas decorativas, pastas, capas de computador, enfim, para quem gosta de utilização na sua arte, há mil aplicações.

Impressão - há duas formas diferentes para fazer isso.
As americanas têm um conforto de poder encontrar um papel, um produto para aplicar sobre o tecido, e um tecido já preparado para receber a impressão caseira, ou seja, de sua impressora caseira, direto no material. Aqui não temos e procurar quem possa fazer é um pesadelo! Há uma forma possível aqui no Brasil. Dizem ter a Epson, impressoras que usam uma tinta chamada DuraBrite. Que esta tinta pode durar 120 anos sem descoloração e que resiste à água. Ainda não testei. Minha impressora ainda é uma HP e breve vou fazer esta compra e depois vou poder dizer se resiste a água, pois 120 anos...bem, já não estarei mais aqui! Hihihihihihi...

Há a outra impressão: a pigmentação no tecido, feita por meio dos mesmos elementos da impressão de transferência: telas serigráficas, corantes e emolientes transferidores. Neste caso há mais coisas que precisam ser feitas, antes e depois. Uma técnica ma-ra-vi-lho-sa! Técnica e não magia! A impregnação do corante no tecido ou papel é resistente à água e, por impregnar, ela fica como um tecido comprado na loja. Não há magia. Há trabalho e pesquisa!
Eu sei que isso é o que todas queremos e por isso fui atrás. Deixar de estar nas mãos da padronagem que nos apresentam para comprar, é tudo de bom!!!! Isso se chama liberdade!
Não é vegetal (porque esta não fica fixada no tecido), mas é orgânica e ecológica. Estou atrás dos produtos certos para ensinar. Não podemos executar nossa arte sempre dependendo de importações, certo?
Algumas amostras?
Vou colocar abaixo. Espero que gostem. Já sei! Não vão perceber a diferença entre uma e outra na foto, mas no toque...quanta diferença! O resto, o cartão de crédito paga!
Voilá!


Camiseta branca que pode ser impressa em casa com os papéis comprados nas livrarias

Camiseta preta que pode ser impressa em casa com os papéis comprados nas livrarias

Transferência de impressão. Você acha básica? O projeto pode ser, mas isso depende da sua vontade e projeto...

Impressão em tecido ao estilo padronagem comprado numa loja. Feito por você..melhor, né?

Impressão em tecido ao estilo padronagem comprado numa loja. Feito por você..melhor, né?



Impressão em tecido ao estilo padronagem comprado numa loja. Feito por você..melhor, né?


A utilização para roupa, a mesma anterior. Portanto, um toque suave e impregnado na fibra. Não sou eu. Gostaria. A sabedoria e simpatia desta mulher é grandiosa. Essa é a técnica que estou gerando aqui no Brasil a partir desta técnica e da matéria prima que temos.


Já mostrei para algumas pessoas, pessoas de mídia e de convenções. Suas feições são de incredulidade! Chegam a expressar verbalmene que algumas quilteiras super mais conhecidas ficariam maravilhadas e fariam, por óbvio, maravilhas. Mas, não sou quilteira conhecida...assim fica o incrédulo! E eu... não faria maravilhas...ah..ah...ah...ah...
Quilt é uma coisa, patchwork é outra, tingimento é outra. Costura, pintura, tingimento, bordado, embelezamentos com pedrarias, ferro, cobre, fios, arames, transferências e outras técnicas fazem parte disso tudo...
E isso tudo é Mixed Media!
Sem forteiras, sem preconceito, sem fronteiras. Apenas união.
Isso é tudo. Isso é o que acredito!

Já pensou em fazer isso sobre uma parede?
É possível.

_/\_
Namastê



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...