quarta-feira, 12 de maio de 2010

Mixed Media - a novidade!

Cá estou eu, escrevendo como nossos descobridores, assombrada como eles, e diante de um fato: Mixed Media não é novo, mas é o futuro para o têxtil, a madeira, o papel, o patchwork, a pintuta folk e o artesanto em geral no Brasil, no Rio Grande do Sul.
Não é novo, pois quem faz artes plásticas ou já é artista plástico, isso é o básico. Porém, assim como a customização e a moda são paradigmas para esta época e geração, a Mixed Media só vem a somar. Me assombra perceber que o plantio orgânico seja moda e caro, pois fui criada com isso e só tenho 47 anos e apenas percebi isso quando tinha idade suficiente para lembrar disso hoje. Me assombra perceber que o reaproveitamento, muito lindamente chamado hoje de customização seja moda! A customização passava na minha vida quando vinha ou mandávamos roupas nossas para primos e elas eram refeitas porque o pano é muito mais durável que o crescimento. Me assombra perceber que reutilizar uma lona de caminhão padecida com o tempo é fashion quando sabemos que ela foi feita para atravessar todas as intempéries para trazer nossos alimentos. Me aterroriza perceber que o plástico que temos em casa, o papelão que recebemos e que podemos procurar em formas de caixas no supermercado, não é utilizado enquanto procuramos coisas novas para comprar e fazer o mesmo serviço. Eu entendo que a procura pelo consumo facilitado desenvolvido seja natural onde nunca tivemos isso como reconhecimento, mas sim como símbolo de pobreza.
Porém, hoje a informação chega de forma avassaladora. Esta é a era da informação! Chega por todos os lados!
Então eu pergunto: Como não perceber isso?
Num mercado tão atachado como artesanal, e me desculpem as artesãs, que são achatadas como sub-arte, não perceberem que, ARTEsanal significa ARTE feita pelas mãos? Isso vale ouro!
Depois que Henry Ford criou o automóvel em série, o mundo mudou!
Gente, o feito pelas próprias mãos só não tem valor se você não quiser, se você copiar!
Não é possível que ainda tenhamos enraizados, no íntimo, na pleura, que o que é feito por mim seja menor que o que é feito pela indústria! Sim, será se sua forma for a de cópia.
Gente, PROJETO, projeto é tudo. Se você copiar, não vale. Há tantas coisas lindas em nossa mente, em nossos olhos, em nosso olhar, em nosso foco...e com a máquina digital...
A Mixed Media te dá oportunidade de trazer isso para casa!
Grandes artistas têm seu diferencial e por isso são grandes...porém, em casa, somos pequenas artistas!
Não entendo como isso pode causar espanto!
Técnicas tão simples, tão caseiras, tão desconstruídas, tão singelas até, causam um tremor, aqui no Brasil, na sua introdução mais artesanal (na forma facilitada), mas de forma mais artistica. A indústria nacional que tem produtos iguais não acredita nisso! E o mercado se descompõem a olhos vistos...
Não fui procurar algo novo porque queria repetir o que estavam fazendo. Fui porque não aguentava mais o que estavam fazendo. NÃO AGUENTO MAIS GEOMETRIA DO PATCHWORK. NÃO AGUENTO MAIS O TRADICIONAL.QUERO O ARTÍSTICO! POSSO CONSTRUIR A PARTIR DA DESCONSTRUÇÃO, MAS NÃO COM RESTRIÇÕES! Seguirá existindo o tradicional? SIM!!!!! Ele é importantíssimo! Seria a mesma coisa que dizer que a arte moderna existe sem  a renascentista, por exemplo. Contraponto apenas, mas arte!
Todos querem o novo, mas apenas depois de ser velho...que paradigma!
Um trabalho que é incansável. Porém não sei até quando vou dar murro em ponta de faca - bom e velho dito, e também sábio.
Saber criar não é dificil. Transpor não é difícil. Basta querer... e ter uma indústria que também queira.
Já estou pensando em ir para a indústria química que me faça a mesma coisa que está no mercado, em porções diminutas porque  a maior é sub-aproveitada, com outro nome e vender com uma marca minha. Vai demorar um pouco mais porque terei toda uma burocracia de registros, mas vou ganhar o que hoje não pretendo! Coisa incrível, né?
Um pouco de Mexid Media para vocês.



































Será que é tão difícil de entender a liberdade aqui no Brasil? Não são trabalhos meus, nem nossos - digo, meus e do Rodrigo, mas já estão pelo mundo a fora, até aqui no Brasil.  Porque é tão difícil ter o nacional ao invés de importar? Me contem? Mas tudo bem, alguém vai ter que embalar. Este é meu consolo. A técnica eu tenho.
_/\_   Namastê

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...