sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Paris 4

Monmartre é um bairro à parte.
Para chegar lá é preciso subir. Mas subir o quê? Um morro, por óbvio!Paris é plana, mas os artistas, os bohêmios foram fazer sua ilha criativa no alto de Sacre Coeur, lá, na Igreja de Sacre Coeur. A seus pés, o Pigalle, lá onde existe o Mollin Rouge e onde antigamente era a vida bohêmia de Paris.Para chegar lá é só pegar o metrô e parar na estação de Pigalle, porém para seguir em direção ao "funicularo" (um tipo de elevador ao céu aberto que vai subindo o morro sem perceber) é preciso subir muuuuuuuuuuuuuuuitos degraus. Mas eles são coloridos. Cada uma destas etapas de andares tem suas paredes pintadas como obras de arte impressionistas e assim, enquanto você arfa de cansaço pode soltar alguns expressões maravilhadas com tal gentileza, pensa que o belo sempre irá ser dolorido! Nossa, que frase mais cristã católica!!!!!! Após chegar lá em cima descobrimos que havia elevador...mas valeu a pena...Então o funicularo te leva ao pés da Igreja e lá você sobe mais as escadas que te levam a Igreja de Sacre Coeur.Músicos tocam em suas escadarias, nas suas redondezas, e assim você é levada para seus artistas ali espalhados que tentam fazer seu desenho (cai numa destas esparrelas e sei o preço de não querer ser sub-desenvolvida. Na mesma ocasião, seja direta, diga NÃO.). Você corre para todos os lados para fotografar aquelas janelas, aquelas ruas onde, em algum lugar, num determinado momento, Picasso, Modglianni, Monet, e sei mais lá quem determinou o início do movimento impressionista! E assim você chega na praça onde, ainda hoje, muitos artistas levam seus cavaletes (chevalet de campgne) e ali mesmo fazem suas telas e desenhos.Junto a ela muitos turistas, pombas, cachorros, gatos e restaurantes. Mas não é assim como dois mais dois. Você vai meio que perdida e de repente àquela rua! Não se sabe porque e nem por onde, termina naquela praça e você impacta com a cena.Não adianta seguir, você vai acabar almoçando por ali e não vai querer sair dali ja-mais!Vai dar comida aos cachorros, que apenas sentam ao seu lado e esperam porque sabem que você não resistirá ao seu charme; aos pássaros que mais audazes virão diretamente sobre a sua mesa e mesmo que você não reserve uma migalha, ele a tomará por conta própria. Afinal, aquele território é deles!
E quando novamente o funicularo voltar a terra firme, ao caminhar pelo Pigalle em direção ao metrô, você não saberá se foi sonho ou se esteve lá realmente. Apenas sua alma estará lavada!Assim depois, mesmo indo ao Museu Picasso, novamente ao Marais, e lá vendo mais obras modernas me despedi de Paris em direção a Itália.
Mesmo passando mais tempo na Itália, parte na Toscana, ficou em minha pele a saudade de uma cidade que me recebeu muuuuuuito bem, escutou meu espanhol, forneceu informações e foi solicita, atraente, simples e sofisticada, austera e humilde, e para onde eu gostaria de voltar sejao e de onde tenho saudades imensuráveis gravadas na minha pele!

PARIS, VOLTAREI! SEJA PRIMAVERA, SEJA INVERNO; QUISÁ VERÃO! Você gravou na minha pele!


Aqui as paredes do metrô:



Eis uma opção: as escadarias até ao pé de Sacre Croeur (a esquerda) ou o funicularo (a direita): Faça a sua escolha!


Maravilhada na praça!




Desculpem a falta de foco, mas a intimidade e segurança deste pássaro me tirou a segurança do foco...


Obras renascentistas vistas no dia anterior no Museu Orangerie. Obras privadas...uma maravilha! Renoir, Modglianni, Picasso e suas mulheres....

e até Picasso fez sua natureza morta...

As mulheres de Picasso esteve no Brasil, mas não em Porto Alegre...





Sempre Renoir...







Segunda-Feira: Itália, iniciando por Veneza!

Bonne nuit!!!





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...