segunda-feira, 25 de julho de 2011

Buteco dos Artistas

Não sei bem o que motivou essa iniciativa, mas me parece que a principal foi a falta de um referêncial.
Quando fomos pintar na praça Maurício Cardoso, aqui em Porto Alegre, a ideia principal - e ainda é - foi tornar a praça um referêncial artístico na cidade. Não de venda de artesanato, pois já temos o maravilhoso Brick da Redenção, mas de arte, de encontro de pessoas para se conhecerem e praticarem a arte ao ar livre.
Nesse mês Woody Allen entrou nas melhores salas de cinema com seu Meia Noite em Paris trazendo novamente a efervecente Paris no auge cultural. No filme é mostrada muitas saudades. Tem-se a impressão que cada um gostaria de ter nascido em época diferente e de tê-la vivido intensamente. Saí do cinema com a mesma sensação lá colocada.
Agora se iniciou no Facebook outra iniciativa virtual, levando tudo ao mesmo ponto: O Buteco dos Artistas - POA. As mídias sociais nos fazem pensar que aquele encontro "in loco" poderia ser suprido, mas foi nela que nasceu a inciativa de mostrar que em Porto Alegre falta esta referência.
Lembro que o Bom Fim, com alguns de seus bares, foi o reduto cultural dessa cidade em outros tempos. Depois sumiram. Então, migrou para a Cidade Baixa e deve ter muita gente nova fervilhando suas ideias por lá. Mas, alguns ainda gostam daquele local onde se conhece o garçon, se tem a cumplicidade do dono que senta na mesa, que reserva a mesa preferida e já sabem o que se gosta de beber e comer. Um local lúdico, talvez tão lúdico quanto o sonho de uma Paris à meia noite, daqueles que se passa na frente depois de anos e se pode dizer com orgulho: Fulano de tal era assíduo daqui. Pintou tal coisa, criou outra tal, assim por diante. Um referencial.
Pintar na praça Maurício Cardoso se repetirá. O Somaisarte e seus artistas não abrem mão disso. Muitos, mas muitos convites serão feitos para que a nós se juntem mais pessoas, para rir, pintar, esculpir, trocar ideia e formar elos.
Mesmo assim, virtual ou não, o Buteco do Artista-POA está aí e já pensamos em como vai ser o primeiro porre virtual.
Imaginou?



Um comentário:

gaby braun disse...

Vi um comentário seu num blog do qual não lembro o nome sobre Thermofax. Será que ist existe no brasil? Ou vc pode me dar mais detalhes? Estou trabalhando com estamparia e tecido e o assunto me interssa bastante.
Meu endereço é gaby.cajubrasil@gmail.com
Grata
Gaby

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...