quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Divirta-se com linhas

Essa é uma postagem da Retalhos Editora. Como somos compenetradamente lentas e cautelosas começaremos dando dicas legais para vocês começarem a aprimorar seu trabalho.
O verão está chegando e nossa disponibilidade para ficar dentro de casa, na frente da máquina diminui. Então, porque não começar a aprimorar e a pensar os projetos para o inverno seguinte?
Aqui vai um exercício que deve ser feito várias vezes. É simples e sempre, mas sempre, trará bons resultados!
Você está pronto para algum divertimento? Então, vamos fazer alguns exercícios, começando com uma associação livre.
Eu vou dizer uma palavra e você responde com a primeira coisa que vem em sua cabeça.
Pronto? Aqui vamos nós.

Eu: Desenho.
Você: ...?
O que veio à sua mente em primeiro lugar? Lápis? Livro? Linha? Pincel?
Ou poderia ser, galho, ferro de soldar, arame ou cotonete? Ou tinta, carvão, lápis de cera?

Tecidos entrelaçados como fios, páginas de papel, arames, etc

Quando a maioria de nós pensa sobre o desenho, lápis e papel são as primeiras coisas que pensamos. Mas, como artistas do quilt, podemos até pensar em desenho com pontos. Porém existem infinitas formas de criar diferentes tipos de linha e padrão de tecido, assim como diferentes formas de interpretar essas linhas. No entanto, a maioria de nós acaba por buscar auxílio junto aos trabalhos já feitos, pois eles já foram trabalhados e pensados no passado ou simplesmente porque caímos de amor por eles.
Conheço montes de pessoas que evita qualquer tipo de "desenho". Acreditam não ter capacidade e dom para fazê-los. Porém a linha é um dos elementos mais importantes de um projeto e é essencial quando se trabalha em fibras, ponto, quilt, pintura, padronagem e design de superfície.
No entanto, você não tem que fazer um desenho perfeito de algo para ter um trabalho artístico. Ao usar diferentes ferramentas e materiais para fazer as linhas e marcas, você pode encontrar inspiração para criar texturas, formas e desenhos para tudo.
Aqui está um ótimo exercício que encontrei para explorar o estilo, adaptado a partir do novo livro Hedley Gwen,onde o desenho é marca na tomada de decisão da arte têxtil . É uma atividade divertida, que com certeza irá soltá-la para começar a ver e criar linhas de uma maneira diferente.

O Exercício

Materiais:

• Uma variedade de ferramentas de desenho tais como: lápis fino, grosso, pincel, lápis de cor, moedas, enfim, use sua imaginação!

• Folhas de papel do mesmo tamanho

• tinta preta, seja nanquim, aquarela, tempera, acrílica, PVA...

• Tesoura


Execução:
1. Pense sobre os diferentes tipos de linhas que podem ser desenhadas, tais como:
• finas, estilo batata frita, pesadas, leves, suaves, duras
• Gordas, magras, contínuas, mescladas, retas, curvas, circulares
• Lisas, espetadas, pontilhadas, tracejadas, interrompidas

2. Escolha algumas das ações de desenho acima e as ferramentas ou instrumentos que ajudarão você a fornecer uma série de marcas no papel. Por exemplo, uma linha pontilhada fina pode ser feita com a ponta de um palito, cotonete fará pontos mais gordo, lápis com pontas de borracha fazem círculos perfeitos.

3. Mergulhe uma das ferramentas na tinta (um cotonete, por exemplo) e fazer marcas no papel. Você pode rodar a ferramenta sobre o papel para fazer uma um círculo, seja oval ou apenas um ponto; ou linhas contínuas de espessuras variadas; fazer pontos, etc. Em seguida tome outra ferramenta e faça diferentes tipos de linhas, deixe tocar as linhas anteriores. Sobreponha se quiser.

4. Continue desta maneira até que você tenha construído patches (pedaços pequenos) de vários tipos de linhas na totalidades da folha, na vertical e horizontal.

5. Quando tiver preenchido sua primeira página com as marcas, faça uma outra página, desta vez usando um papel mais fino ou mais grosso, ou seja, de espessura diferente do anterior, com um padrão ao estilo de texto (como do jornal, por exemplo). Quando você terminar corte as páginas em tiras, uma na horizontal e a outra vertical. Você pode cortar as tiras em linhas retas ou onduladas, ou alterar as larguras e a forma de corte.

6. Teça as tiras das duas páginas juntas, como um tear.


Inspiração de vidro quebrado

Dê uma olhada no resultado de seu trabalho, de seu novo design. Imagine as fibras ou pontos que você poderia usar para reproduzir os padrões que você vê? Por exemplo, você poderia fazer usando pontos: nós franceses, um ponto de cetim, apliques reversa, costura em quilt livre em um círculo, com impressão, ou com uma caneta que desaparece para quitar o tecido.

E se você ampliar (ou reduzir) uma parte desse projeto, com transferência de imagem pode tecer, pintar, quiltar esse projeto em tecido à mão, à máquina, como textura de base ou usando como negativo do espaço. E se você usou apenas um fio vermelho ou fio para criar o padrão? Ou óleo de varas, em vez de fibras? E se ... você ver onde eu estou indo com isso?

Vidro quebrado representado em pontos

Depois de fazer um exercício como este, você começará a ver as linhas em todos os lugares. Bom dia! Gravá-las para referência futura com sua câmera ou no seu caderno. Você vai se surpreender ao descobrir quão incomum e muitas linhas diferentes combinações padrão são todos ao seu redor.

Em Drawn para Stitch , Gwen encontra linhas em rochas, árvores, edifícios, muros de pedra, tipo um pára-brisas quebrado, entre outros. Fiquei fascinada pela forma como, apenas mudando uma coisa como a espessura do fio ou agulha de feltro, ao invés de costura à mão, ela consegue criar peças totalmente diferentes do mesmo padrão de linhas já vistos.
Há muita diversão e exercícios esclarecedores neste belo livro, e eu pretendo experimentar todos eles!

E você?





(Essa é uma tradução livre de uma newsletter da Revista Quilting Arts.)

2 comentários:

HelôZanardi disse...

Olá Nina, adorei este teu "post". Faça mesmo todos os exercícios do livro e continue postando aqui para contagiar os teus leigos admiradores. Um abraço.

HelôZanardi disse...

Olá Nina, já sigo você com a minha conta google há algum tempo (Heloisa) antes do blog (HelôZanardi). Gosto muito dos teus "post" mas este que mistura linhas e desenho está muito especial. Você não sabe mas fez para mim. No momento estou fazendo um curso básico na Arte e Costura. O quilt à máquina foi uma aula com a Rita da Casa do Patchwork e juro ela me ensinou direitinho mas a bolsa "pediu" pelo formato e saiu esta serpentina. Abrs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...