sexta-feira, 9 de julho de 2010

Brasil X Paraguay X Espanha

Jamais bloguei alguma coisa de futebol, países e, muito menos, Copa do Mundo. Mas o farei aqui, agora.

O Brasil já era derrotado pela Holanda, mas em matéria feita pela a emissora SportTV um vídeo qualifica o país irmão (hermano) do Mercosul de forma desqualificada. Ali, qualifica o Paraguay por Larissa Riquelme. Mulheres com esta obstinação existem em todos os países e o Brasil, inclusive, vamos reconhecer, é mundialmente conhecido por elas. Quase um exportador!

Daí, falar da comida típica, do valor monetário do dinheiro local e mostrar as estradas interiores ruins, foi imediato. Eis um caso, que hoje, é diplomático!

O que dirão os estrangeiros, que virão na Copa de 2014, do Acarajé vendido nas ruas de Salvador? O que dirão os estrangeiros que virão na Copa de 2014 dos piratas vendidos pelos camelôs? O que dirão os estrangeiros que virão e comerão o cachorro quente do Rosário, vendido na rua e que ali se fez porque tem sua qualidade? E dos pontos de prostituições? E das favelas que existem em todas as cidades brasileiras, e junto com elas, suas mazelas?

Foi um tiro no pé! 2014 está aqui e agora! Já começam as discussões sobre o investimento público em estádios que deveriam ser privados e que o atraso seria uma forma de fazer o público, investidor. Pergunto: a iniciativa pública vai tirar os mendigos da rua, as favelas e suas mazelas, os narcotraficantes das favelas e as comidas de rua, das ruas? Imagino que não! Não fez até hoje e se o fizer vai ser para esconder uma realidade, real. De forma momentânea, quase um cenário. Ridículo!

E, imaginem, o Brasil não enfrentaria o Paraguay até as finais! Desnecessário. Um tiro no pé da economia e de um acordo internacional chamado Mercosul.

Não fosse isso, a Espanha fez pior. Num vídeo, que se imagina ser de um programa satírico, colocou uma personagem que aparentava ter sarna, doenças de pele, sentada no chão de areia e feliz por sua seleção estar disputando a Copa numa instância tão longe em detrimento de sua situação.

Pergunto: Para que isso? Para ser melhor sobre o pior dos outros? Para mostrar que em seus países isso não existe? Como assim? Como assim?

Não posso ser feliz porque minha seleção foi guerreira (no caso falo do Paraguay)? Não posso competir na Copa do Mundo porque meu país tem problemas sociais (no caso falo do Paraguay)?

A seleção Paraguaya não obteve torcida dos povos latinos por causa de uma Larissa Riquelme, mas sim porque não teve problemas psicológicos e lutou, mas lutou tanto que mostrou para a Espanha a alquimia de barrar a Alemanha. E, assim o fez, no jogo Espanha X Alemanha. O Touro Espanhol derrubou o Tanque Alemão! A Argentina, arquiinimiga brasileira, mesmo sofrendo uma goleada, jamais esmoreceu. Não teve problemas psicológicos! Mostraram que latinos não são tão passionais que não sabem admitir derrotas. Por isso, muito obrigada!

Bem, então a Espanha terá que exportar muitos importados que lá habitam e o Brasil não poderá receber a Copa de 2014, pois se mostrados os vídeos nacionais, reais, nem mesmo poderíamos torcer pelo maior patrimônio desse pais: o Futebol. Que, diga-se de passagem, é privado, já que a CBF não é uma empresa privada.

Pensem, conheçam e tenham opinião própria antes de falar. Lembrem-se: uma fronteira é igual no mundo inteiro. Não julguem um país por ela.



PS: A música colocada na matéria da SportTV é cantada em Guarani. O Paraguay tem dois (02) idiomas oficiais, vejam bem! Não sei o que ela quer dizer, mas pode ser um agravante maior.

Sim, eu tenho motivações pessoais para proteger o Paraguay e jamais escondo dizendo: Não falem mal do Paraguay na minha frente que posso, como brasileira, colocar muitas coisas em contra.

Agora, o que aconteceu não é um incidente diplomático. É um atentado, terrorista, diplomático! Que venha a diplomacia, com seu mesmo tempo de exibição no ar para mostrar o contrário, nos dois países. Pedir desculpas diminui orgulho, nesse caso, muuuuuuuuito necessário!

Links para que vejam os vídeos no youtube:




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...