sábado, 22 de agosto de 2009

Aulas X Workshop

Fui para estas aulas, para estes três dias de aulas e descobri, na pintura, o que é um workshop.
Alto lá! Eu sabia o que era um workshop em marketing, em comunicação, mas em pintura...bem, em pintura não!
Fui acreditando que o artista iria me mostrar passo a passo.
Não foi assim.
Foi melhor!
Vê-lo pintar, ali, in loco não tem preço!
Maravilhoso e engrandecedor. Mas, depois, na hora de tentar fazer, é frustante!
Claro, sua gentileza é confiante!
Nada está ruim, mas sim um início!
Fui para saber como melhor fazer meu sketchbook de patchwork, traduzindo, livro de rascunho. Chick eu, né?! Fazer um workshop com um artista nacional e internacionalmente conhecido para fazer melhor um livro de rascunho.
Valeu a pena!
Nada de chick! Um valor bem aproveitado e ainda tive como conviver, almoçar, conversar, perceber a pessoa, a vida, o olhar do registro que irá para o papel e poder ter acesso a uma de suas obras que está aqui na minha casa. Uma obra que vi ser feita e, por marcação pura, por inexperiência e falta de pilha, falando diretamente, não gravei este momento.
Bem, de qualquer forma não poderia mostrar aqui mesmo, pois, a pedido do próprio artista, o que foi gravado lá - por mim, inclusive - não poderia ser mostrado na internet. Pedido aceito e entendido. Muito bem entendido.
Ter este prazer foi muito bom.
Faça um workshop com algum artista que você reconheça e conceitue, e saiba o que é.
É muito bom!


Antonio Giacomin ensinando e pintando para os alunos


O trabalho concluido


Outras peças pintadas em aula


Outra peça feita em aula a partir de uma foto levada por um dos colegas. É a Ponte dos Açorianos, marco turístico de Porto Alegre


Minhas miseráveis cópias feitas a partir da obra executada pelo artista in loco

Lá encontrei pessoas, muitos artistas desconhecidos por mim, outros tão iniciantes quanto eu, minha professora de desenho, uma ex-colega de faculdade, outro colega de profissão... Todos, todos iguais, no mesmo barco, apreciando e tentando fazer algo melhor.
Foi muito bom saber que sempre é possível aprender e que sabemos tão pouco a ponto de poder encontrar muitos artistas, ali, aprendendo. Assim, sempre haverá chance de conhecer e rever pessoas que subirão os mesmos degraus que nós.
Alguns mais, alguns menos. Tudo dependerá do empenho de cada um.
Como diz Antonio Giacomin: " É preciso observar muito antes de pegar nas tintas. Oitenta porcento é desenho, 10% é observação. O restante acontece com a prática...diária.
Boa Noite!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...