segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Projetos para 2009

Terminei 2008 empenhada a melhorar. Terminei 2008 empenhada na busca de novos projetos e idéias. E até as encontrei. Mas 2009 começou com outros planos para mim e meus empenhos e buscas tiveram que passar para segundo plano. Assim, desta forma perdi muitos prazos de entregas de projetos já encaminhados para competições no exterior.

Ao terminar 2008 decidi perder o medo e me colocar inteiramente à mostra, no Brasil e no exterior. Particularmente credito este fato ao meu segundo lugar no Festival de Gramado. Um incentivo, acredito. Mas, a vida nos prega peças diferentes...assim arrefeci.

Então meu foco voltou para outro concurso: Rio Patchwork Design. O tema deste ano é Patchwork Contemporâneo e o prazo mais ameno para mim.

Fui atrás do que é contemporâneo no patchwork e descobri muitas tendências. A maioria delas está ligada ao abstrato, enquanto criação. Outras ligadas a forma de executar as técnicas tradicionais, assim como reinventar, remodelar ou até mesmo fazer uma releitura. Mas sobre releitura tenho minhas dúvidas se ainda sabem bem como julgá-las. Concursos de releitura foram feitos e cópias foram apresentadas. Assim reler, rever, refazer, reinterpretar, para mim, ainda são incógnitas neste mundo de julgamento de patchwork.

Sim, fui atrás de informações sobre releitura junto a artistas plásticos e suas informações não eram as visões dos premiados.

Há releituras, na forma técnica, maravilhosas. Algumas delas foram premiadas, mas reler, no sentido literal é ver e refazer sob sua ótica. Bem, assim deixo de lado releituras e passo a pensar no contemporâneo.

O que é contemporâneo? Esquecer a tradição, o gemétrico, o floral e partir para uma descomposição?

Confesso, descompor é minha praia. Na maioria das vezes prefiro o esboço solto a forma completa finalizada. Mas não é só isso.

Penso, na minha concepção simplória, que é possível juntar.

A revista Quilting Arts (http://www.quiltingarts.com/) trás maravilhas no desempenho da liberdade de várias técnicas. Confesso que não foi este retorno que tive na minha avaliação vinda do Festival de Gramado. Sinto ainda um hermetismo entre execução e criação com desempenho, assinhó, como proposta, que se vista pelo que já fazem lá fora, seria uma heresia chamar de proposta.

O que é contemporâneo no patchwork?

Me ajudem, se ajudem, e se juntem a mim neste concurso.


Ainda entrará o site do ano anterior, mas o tema para 2009 é Patchwork Contemporâneo.


Boa Noite.


Um comentário:

Regina Coeli disse...

Olá Simone,

Acho que você nem chegou a ver a pequena homenagem que fiz para você no meu BLOG, pois se não me engano, foi no dia de sua viagem para o exterior, 29 de outubro de 2008, mas posso lhe dizer que foi de coração!!!
Como foi gratificante viajar com você para essas TERRAS distantes e conhecer através de sua ótica tão belos recantos e descobertas...
Vim agradecer e fiquei muito feliz em ver sua retomada as postagens que tanto nos enriquecem e perceber que está animada na busca de novos rumos, com novos PROJETOS para 2009, é isso ai MENINA CRIATIVA, vá em frente esse MUNDO enorme está aberto e quer conhecer sua ARTE!!!
Beijinhos carinhosos, cá das MINAS GERAIS.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...