domingo, 26 de setembro de 2010

Convenção de Arte Decorativa

A Convenção de Arte Decorativa acontece em Porto Alegre a partir de 30/09/2010, ou seja, quinta-feira que vem!!!! Olha aí gente!!! Já chegou!
A dupla Pincel e Agulha, ou seja, o Rodrigo Corrêa e eu, a Simone Guardiola, estaremos apresentando a Mixed Media.
Mas, o que é isso?
Bem, você vai saber porque vai lá.
Estaremos com palestras de apresentação nos dias 30/09 e 01/10/10, porém no dia 02/010/10 vamos apresentar e apresentar. Como assim?
Nesse dia vamos mostrar mais!
Na aula magistral mostraremos mais técnicas para que saibam o quanto é bom trabalhar criativamente.
Então, aqui uma palinha do que preparamos hoje e que vamos mostrar.
Voilá!


Aqui, tudo é transferência de imagem sobre tecido. Algumas com interferências de pintura e outras diretas. Há, na esquerda, monotipia com interferência de pintura posterior. Transferência sobre tecido...eu sei, é tudo que todas querem saber...Eu também queria...e aprendi!



Mais transferências de imagem para tecido. Só para tecido? Não! Essas técnicas servem para madeira, couro, metal, acrílico, papel, tela... Apenas sobre tecido porque essa mídia é mais frágil e assim se ela aceita, todas aceitam! Foram cuidadosamente costuradas num pano só para mostrar que desenhar com a máquina é possível.

Perceba as fotos acima. Todas são transferência e a colorida teve a interferência da coloração. Abaixo, na calçada de Copacabana, serigrafia com interferência de pintura e outros tipos de transferência de imagem....Tudo de bom!



Mais detalhes...um pouco desfocados, mas dá para perceber...

   



Mixed Media.  Entre no site da Convenção de Arte Decorativa, marque sua presença no dia 02/10/2010 e então verás essas e outras técnicas, e mais dessa liberdade criativa.
 


VI Convenção de Arte Decorativa, em Porto Alegre. Começa no dia 30/09/2010.


Aqui, agradecendo a Lúcia Tesmer, organizadora da Convenção de Arte Decorativa que, sendo uma pessoa de vanguarda da arte, confiou e acreditou nesse movimento que tomará conta de sua criatividade.
Você ainda não marcou sua presença?
Faça já! As vagas são limitadas.

A gente se vê lá!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Divirta-se com linhas

Essa é uma postagem da Retalhos Editora. Como somos compenetradamente lentas e cautelosas começaremos dando dicas legais para vocês começarem a aprimorar seu trabalho.
O verão está chegando e nossa disponibilidade para ficar dentro de casa, na frente da máquina diminui. Então, porque não começar a aprimorar e a pensar os projetos para o inverno seguinte?
Aqui vai um exercício que deve ser feito várias vezes. É simples e sempre, mas sempre, trará bons resultados!
Você está pronto para algum divertimento? Então, vamos fazer alguns exercícios, começando com uma associação livre.
Eu vou dizer uma palavra e você responde com a primeira coisa que vem em sua cabeça.
Pronto? Aqui vamos nós.

Eu: Desenho.
Você: ...?
O que veio à sua mente em primeiro lugar? Lápis? Livro? Linha? Pincel?
Ou poderia ser, galho, ferro de soldar, arame ou cotonete? Ou tinta, carvão, lápis de cera?

Tecidos entrelaçados como fios, páginas de papel, arames, etc

Quando a maioria de nós pensa sobre o desenho, lápis e papel são as primeiras coisas que pensamos. Mas, como artistas do quilt, podemos até pensar em desenho com pontos. Porém existem infinitas formas de criar diferentes tipos de linha e padrão de tecido, assim como diferentes formas de interpretar essas linhas. No entanto, a maioria de nós acaba por buscar auxílio junto aos trabalhos já feitos, pois eles já foram trabalhados e pensados no passado ou simplesmente porque caímos de amor por eles.
Conheço montes de pessoas que evita qualquer tipo de "desenho". Acreditam não ter capacidade e dom para fazê-los. Porém a linha é um dos elementos mais importantes de um projeto e é essencial quando se trabalha em fibras, ponto, quilt, pintura, padronagem e design de superfície.
No entanto, você não tem que fazer um desenho perfeito de algo para ter um trabalho artístico. Ao usar diferentes ferramentas e materiais para fazer as linhas e marcas, você pode encontrar inspiração para criar texturas, formas e desenhos para tudo.
Aqui está um ótimo exercício que encontrei para explorar o estilo, adaptado a partir do novo livro Hedley Gwen,onde o desenho é marca na tomada de decisão da arte têxtil . É uma atividade divertida, que com certeza irá soltá-la para começar a ver e criar linhas de uma maneira diferente.

O Exercício

Materiais:

• Uma variedade de ferramentas de desenho tais como: lápis fino, grosso, pincel, lápis de cor, moedas, enfim, use sua imaginação!

• Folhas de papel do mesmo tamanho

• tinta preta, seja nanquim, aquarela, tempera, acrílica, PVA...

• Tesoura


Execução:
1. Pense sobre os diferentes tipos de linhas que podem ser desenhadas, tais como:
• finas, estilo batata frita, pesadas, leves, suaves, duras
• Gordas, magras, contínuas, mescladas, retas, curvas, circulares
• Lisas, espetadas, pontilhadas, tracejadas, interrompidas

2. Escolha algumas das ações de desenho acima e as ferramentas ou instrumentos que ajudarão você a fornecer uma série de marcas no papel. Por exemplo, uma linha pontilhada fina pode ser feita com a ponta de um palito, cotonete fará pontos mais gordo, lápis com pontas de borracha fazem círculos perfeitos.

3. Mergulhe uma das ferramentas na tinta (um cotonete, por exemplo) e fazer marcas no papel. Você pode rodar a ferramenta sobre o papel para fazer uma um círculo, seja oval ou apenas um ponto; ou linhas contínuas de espessuras variadas; fazer pontos, etc. Em seguida tome outra ferramenta e faça diferentes tipos de linhas, deixe tocar as linhas anteriores. Sobreponha se quiser.

4. Continue desta maneira até que você tenha construído patches (pedaços pequenos) de vários tipos de linhas na totalidades da folha, na vertical e horizontal.

5. Quando tiver preenchido sua primeira página com as marcas, faça uma outra página, desta vez usando um papel mais fino ou mais grosso, ou seja, de espessura diferente do anterior, com um padrão ao estilo de texto (como do jornal, por exemplo). Quando você terminar corte as páginas em tiras, uma na horizontal e a outra vertical. Você pode cortar as tiras em linhas retas ou onduladas, ou alterar as larguras e a forma de corte.

6. Teça as tiras das duas páginas juntas, como um tear.


Inspiração de vidro quebrado

Dê uma olhada no resultado de seu trabalho, de seu novo design. Imagine as fibras ou pontos que você poderia usar para reproduzir os padrões que você vê? Por exemplo, você poderia fazer usando pontos: nós franceses, um ponto de cetim, apliques reversa, costura em quilt livre em um círculo, com impressão, ou com uma caneta que desaparece para quitar o tecido.

E se você ampliar (ou reduzir) uma parte desse projeto, com transferência de imagem pode tecer, pintar, quiltar esse projeto em tecido à mão, à máquina, como textura de base ou usando como negativo do espaço. E se você usou apenas um fio vermelho ou fio para criar o padrão? Ou óleo de varas, em vez de fibras? E se ... você ver onde eu estou indo com isso?

Vidro quebrado representado em pontos

Depois de fazer um exercício como este, você começará a ver as linhas em todos os lugares. Bom dia! Gravá-las para referência futura com sua câmera ou no seu caderno. Você vai se surpreender ao descobrir quão incomum e muitas linhas diferentes combinações padrão são todos ao seu redor.

Em Drawn para Stitch , Gwen encontra linhas em rochas, árvores, edifícios, muros de pedra, tipo um pára-brisas quebrado, entre outros. Fiquei fascinada pela forma como, apenas mudando uma coisa como a espessura do fio ou agulha de feltro, ao invés de costura à mão, ela consegue criar peças totalmente diferentes do mesmo padrão de linhas já vistos.
Há muita diversão e exercícios esclarecedores neste belo livro, e eu pretendo experimentar todos eles!

E você?





(Essa é uma tradução livre de uma newsletter da Revista Quilting Arts.)

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Moldes, Free, Templates, Grátis

Mais um molde grátis!
Aqui mais informações para quem nos é fiel!
Ah! Fidelidade! Que situação!!!
Quem já se inscreveu aqui, com seu email, receberá em seu email, diretamente, os moldes em PDF que colocarei a disposição!
Espero que aproveitem!
Hoje um molde de roupa para pets. Como assim?
Não me diga que você não tem um cachorro, um gato ou outro animal que você não considere um filho da casa, um filho seu?
Então, aqui no sul, cachorros e gatos sofrem com o frio e então, fazer roupinhas para eles, personalizadas, é algo normal!
Roupinhas para seus pets!
Aqui, para você que se inscrever para receber em casa!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Rio Grande do Sul, Hibernação, Umidade, Caldeirão da Bruxa

O que tem alguma coisa a ver com a outra? TUDO!
Se você não mora no Rio Grande do Sul não sabe o que significa essa época do ano onde sempre o setembro é chuvoso e o calor, ou a frente quente, que começa a aparecer é terrível, é agora! A hibernação está ainda na nossa pele para o inverno frio que, com a chegada da chuva abafada, trás uma sensação de estarmos úmidos, gosmentos, inchados e com uma sensação de frio na pele muito grande! Assinhó, quase uma lagartixa! Umidade alta no ar significa inchaço no corpo, lentidão nas idéias, sensação de gordura corporal ingerida, pressão baixa, insatisfação pessoal corporal, noção real do que foi comido de caloriais ao longo do inverno para poder sobrevivê-lo e satisfazê-lo, que na verdade não estão instaladas no seu corpo...corpinho... É isso!
Caldeirão da Bruxa diz respeito ao fato de Porto Alegre ser chamada de "Forno Alegre" durante as estações de calor...Verão, sendo mais radical...o que não é ainda o caso, né?
Estarmos próximos ao Rio, Estuário, Lago, ou como queiram chamar, com o calor do planeta, significa que aqui o bafo é feio e o corpo...sente...
Estamos numa transição de estação!
A Primavera é linda! Sempre e adequadamente quente de dia e fresca à noite. Perfeitamente linda!
Não é o caso agora, e nem o que acontecerá depois.
Mas, de hiatos é feita a vida!
Então, nesses hiatos a gente faz a vida!
Em outubro, final de setembro e início de outubro na verdade, acontecerá a Convenção de Arte Decorativa em Porto Alegre. Eu, Simone Guardiola e o Rodrigo Corrêa estaremos apresentando a Mixed Media para o público presente. De forma gratuita ou de forma paga ( bem barata, "por supuesto", R$ 30,00), a sensação internacional será apresentada!
A expectativa? Grande!
Tudo o que já foi feito por nós parece ser pequeno perto dessa apresentação, apesar de percebermos que é grande.
A visão? Grande!
A produção para isso? Anda a passos lentos e preocupantes - ( por mim é claro, marinheira de primeira viagem em Convenções e aulas de artesanato) - afinal vocês sabem que já fui professora universitária, né?, Mas convenções de arte...artista plástica...eu, somente minha irmã de uma artista plástica... eu? Uma publicitária, otária que acha que pensa algumas coisas... que meeeeedo!!
Mas, afinal porque a produção anda lenta?
A Vaca!!!
Ela precisa ser findada!!! A vaca faz uma história! A Cow Parade é Universal.  Ela é a rainha! Depois podemos superar o tempo e os afazeres normais!
Enquanto a vaca precisa do artista, eu, sua coooo-adjuvante sigo no trivial, assim meio perdida no preparo das aulas de Mixed Media.
Sim, eu sei que tenho a pesquisa, os testes iniciais, as importações primárias necessárias, a intenção da técnica...mas ele tem os produtos nacionais, a experiência das técnicas, a soberba natural de um artista preparado naturalmente. Me diminuindo? Não! Realista! Sei o que falta e o que quero. Sei o que ele tem e onde nos somamos. Ele sabe como e eu sei de onde vem, e assim nos complementamos.
Assim somos! Uma dupla: Agulha e Pincel!
Assim eu nos apelidei!
Como ainda seguimos regras, vou mostrar alguma coisa da Vaca, da vaca Pensamento, como é chamada; do Folder da Convenção de Arte Decorativa e de nosso folder, na convenção, para nossas aulas.
Claro! Esperamos vocês!!!
Se quando de graça vocês não vierem conhecer as novidades, imagina se pagando!
Ah!... Para conhecer a dupla Agulha e Pincel? Sim..., sempre!
Sejam bemvindas a Convenção, a Vaca Pensamento e a dupla Agulha e Pincel!


A Convenção e seu site: http://www.artedecorativars.com.br/

Nossa mídia na Convenção: http://www.artedecorativars.com.br/fotos_seminarios/grandes/rodrigo-correia.jpghttp://www.artedecorativars.com.br/fotos_seminarios/grandes/rodrigo-correia.jpg

O explicativo: http://www.artedecorativars.com.br/fotos_seminarios/grandes/rodrigo-correia.jpghttp://www.artedecorativars.com.br/fotos_seminarios/grandes/rodrigo-correia.jpg



Bem, essa não tem site, mas será mostrada em um sSopping aqui em Porto Alegre e num livro, sei lá, mil coisas! Essa é uma pequeníssima parte do total do Pensamento de Rodrigo Corrêa baseado na técnica de Gustav Klimt...

Aqui eu, em tela e,  mais eu, em pessoa Simone Guardiola, a  Agulha em face dupla!

Então, o Pincel, Rodrigo Corrêa, fumando como ambos, em prazer inominável!

Namastê!

Que mistureba! De arte, informação e espiritualidade!
Sinta você, qual é a sua! Hihihihiihi _/ \_

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...