segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Papel colante






Quem já teve problemas com o papel colante? Bem, então, levante seu dedo, ou mão, como quiser!
Com os nacionais? Já tive e muuuuuito!
Tive problemas de não descolarem com a velha e boa agulha; tive problemas de descolarem, quando guardados, antes mesmo de eu tentar desenhar uma aplicação!
Bem, então lá vai: importados não dão problemas, mas teremos que saber como comprá-los.
Se para lavar na máquina sem problemas e sem fazer pontos à máquina em sua volta, compra-se um tipo, o health bond.
Se for para aplicação à mão, outro tipo, mais fino e mais maleável.
Agora, se você quer preço, se você vai fazer pontos de bordados ou pontos de aplicação à máquina ao redor, ou mesmo aplicação à mão, compre os nacionais.
Porém, jamais saberemos como eles serão, pois os mais cafagestes se apresentam depois de nós os comprarmos. Qualquer semelhança é mera coincidência!
Assim, se tomarem a seguinte atitude sempre terão êxito:
Faça sua marcação no papel, no lado não colante. Recorte com a margem de segurança, sempre necessária, e aplique sobre o tecido desejado passando a ferro. Recorte, naturalmente sobre a linha desenhada.
Agora vem o pulo do gato! Miaaaaauuuu!
Pegue esse pedaço recortado e coloque dentro, melhor, mergulhe dentro de um pote com água. Esse pedaço vai retorcer como um papel que vai dentro da água. Vai enrolar. Você vai molhar seus dedos para abrir o charutinho!
Pegue seu alfinete preferido, sua agulha preferida, seu descosturador preferido e encontre um ponto de descolagem. Surpreenda-se! A cola vai ficar ao lado do tecido e o papel vai sair rapidamente.
Aprendi que para fazer uma aplicação bem feita seria necessário, após retirar o papel, molhar bem, com um "spifht", ou seja, aquele molhador de plantas, sabe qual é?, para que o ferro de passar fizesse aquele barulhinho - tchiiiiiiiiiiiiiii - e então ela ficaria bem colada ao tecido desejado, após o ferro bem quente pressionar por cima.
Dessa forma, sem precisar molhar após, molhando antes e sem problemas com a separação, podemos ser felizes!
Agora, sobre aquele papel que se descola antes de usar? Jogue fora e jamais compre novamente. Assim vocês estará livrando o mercado de um produto falcatrua e mal-feito!
Essa dica não serve para aplicações que serão dobradas, como a dobra de agulha, pois ficará mais difícil. Então, proceda ao esfriamento. Como? deixe esfriar enquanto sua mente esfria a pressa!
Mas isso você já sabe, né?
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...