sábado, 22 de agosto de 2009

Aulas X Workshop

Fui para estas aulas, para estes três dias de aulas e descobri, na pintura, o que é um workshop.
Alto lá! Eu sabia o que era um workshop em marketing, em comunicação, mas em pintura...bem, em pintura não!
Fui acreditando que o artista iria me mostrar passo a passo.
Não foi assim.
Foi melhor!
Vê-lo pintar, ali, in loco não tem preço!
Maravilhoso e engrandecedor. Mas, depois, na hora de tentar fazer, é frustante!
Claro, sua gentileza é confiante!
Nada está ruim, mas sim um início!
Fui para saber como melhor fazer meu sketchbook de patchwork, traduzindo, livro de rascunho. Chick eu, né?! Fazer um workshop com um artista nacional e internacionalmente conhecido para fazer melhor um livro de rascunho.
Valeu a pena!
Nada de chick! Um valor bem aproveitado e ainda tive como conviver, almoçar, conversar, perceber a pessoa, a vida, o olhar do registro que irá para o papel e poder ter acesso a uma de suas obras que está aqui na minha casa. Uma obra que vi ser feita e, por marcação pura, por inexperiência e falta de pilha, falando diretamente, não gravei este momento.
Bem, de qualquer forma não poderia mostrar aqui mesmo, pois, a pedido do próprio artista, o que foi gravado lá - por mim, inclusive - não poderia ser mostrado na internet. Pedido aceito e entendido. Muito bem entendido.
Ter este prazer foi muito bom.
Faça um workshop com algum artista que você reconheça e conceitue, e saiba o que é.
É muito bom!


Antonio Giacomin ensinando e pintando para os alunos


O trabalho concluido


Outras peças pintadas em aula


Outra peça feita em aula a partir de uma foto levada por um dos colegas. É a Ponte dos Açorianos, marco turístico de Porto Alegre


Minhas miseráveis cópias feitas a partir da obra executada pelo artista in loco

Lá encontrei pessoas, muitos artistas desconhecidos por mim, outros tão iniciantes quanto eu, minha professora de desenho, uma ex-colega de faculdade, outro colega de profissão... Todos, todos iguais, no mesmo barco, apreciando e tentando fazer algo melhor.
Foi muito bom saber que sempre é possível aprender e que sabemos tão pouco a ponto de poder encontrar muitos artistas, ali, aprendendo. Assim, sempre haverá chance de conhecer e rever pessoas que subirão os mesmos degraus que nós.
Alguns mais, alguns menos. Tudo dependerá do empenho de cada um.
Como diz Antonio Giacomin: " É preciso observar muito antes de pegar nas tintas. Oitenta porcento é desenho, 10% é observação. O restante acontece com a prática...diária.
Boa Noite!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Novos Amigos e seguidores

Hoje, ao perceber que tinha mais uma seguidora e tentando, alucinadamente, entrar em contato com ela para deixar um beijo e agradecer este carinho, descobri em suas seguidoras esta novidade. Não precisarei mais baixar do You Tube as músicas que me fazem movimentar. Posso, aqui, colocar uma seleção de músicas que me seguem...e que as sigo...e que me movem! Assim, ao ler meus textos, longos textos, vocês poderão usufruir de um pouco da minha musicalidade. Esta musicalidade que me acompanhou profissionalmente durante anos e, da qual agora, sou apenas ouvinte.
Lucia Machado, não sei como chegar ao seu blog. Não consegui, me desculpe. Mas, aqui coloco meu muito obrigado e um beijo grande e especial para você. Para o blog da Confraria do Patchwork (http://confrariadopatcwork.blogspot.com), meu muito obrigada por me apresentar a este mundo musical. Para todas vocês, um pouquinho de mim, dos meus sons para acompanhar sua leitura. Prometo, entre blogagens, alimentar as músicas e também minha lista de links preferidos que anda meio parada.
São tantas idéias e tão pouco tempo para tudo nesta vida atual que não sei muito bem para onde me mover. Nós, mulheres sabemos muto bem disto,né? Coisas da vida...


segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Aquarela em ação

São tantas emoções!
Quando peguei nos pincéis pela primeira vez fui abusada. Comprei o melhor papel para aquarela, alguns pinceís, tintas e fui, com cara e coragem. Fiz alguma coisa. Gostei da agilidade da técnica. Gostei porque percebi ser possível reproduzir no tecido, assim um pouco aguado, um pouco mais intenso. Gosto do mais intenso, assinhó, quase uma água forte.
Virei rata de livraria. Procurando livros sobre técnicas de pintura sobre tela, tecido e papel e encontrei Antonio Giacomin. Artista gáucho que me mostrou a beleza numa caixa de fósforo, num chinelo de colono e numa cadeira de palha. Isso sem falar naquelas canecas de louça águata, brancas que povoam nossa vida aqui no sul.
Avisada por um e-mail de uma loja, a Koralle -www.koralle.com.br- percebi que mesmo como uma metida poderia ter aulas com este artista. Assim, depois de uma corrida acirrada e grande por vagas, consegui. Dias 17, 18 e 19, durante manhã e tarde, farei aulas com este artista.
Não há nada para falar aqui que não tenha em seu site - www.antoniogiacomin.com, porém, aqui posso colocar alguns de seus trabalhos que mais me encantam:

As Canecas da Nonna



Descanso do Guerreiro II que lembra os chinelos de meu avô, aliás, são iguais!...



Uma janela em Galópolis, uma das tantas janelas maravilhosas, iguais, que se pode ver em toda a serra gaúcha. Observem a leveza do tecido...



A música é nova, da nova geração italiana, porém a solidão de um artista, seja ele criador de uma idéia ou um artista reconhecido, é igual. Suas inquietações e medos são iguais. O reconhecimento, seja público ou de próximos é sempre a maior preocupação. Nunca, nada, jamais está pronto. Jamais está completo. Jamais bom o suficiente. Os medos tomam conta e começa a auto-sabotagem.
É preciso trangredir e mostrar, apenas para ser feliz! É difícil, mas necessário.
A solidão nem sempre é só, mas se sabemos como conviver, pode ser uma exelente companhia. Engrandece, mas mesmo assim é preciso mostrar.
Uma coisa não vive sem a outra.
Transgrida! Seja metida! Seja feliz!


Laura Pausini - Solitudine




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...