segunda-feira, 29 de junho de 2009

Pesquisa e dicas de tintas

Colorir tecidos é o sonho de toda quilteira. Sim, porque encontrar os tecidos específicos para cada imaginação requer mais do que talento. Requer dinheiro disponível e muita, mas muita vontade de procurar nas lojas locais, nas lojas da internet, importar, pagar impostos...UFA! Já cansei!

Assim, comecei, como tantas outras quilteiras, a fazer meus tecidos. Para tanto tive que pesquisar, mas pesquisar muuuuuito!

Tingir tecidos não é assim não! Primeiro é preciso conhecer o tecido, depois a tinta e depois a combinação dos dois.

Sim, assim de enrredado! Mas nada que uma alma tranquila e atenta e com paciência não possa conseguir.
E eis o que encontrei e, em alguns casos, já testei:
1) O algodão precisa ser preparado antes para receber tintas orgânicas (tingimento vegetal) e tintas preparadas para pintura em seda. Porquê? Porque ele retém tanto que a tinta fica opaca, sem vivacidade (no caso de tintas para seda) e no caso orgânico, ele tinge, mas não retém.
2) Porém, se você usar o tecido de algodão em um bastidor, ou seja, não deixar a tinta tocar em um plástico, vidro ou pedra, ele ficará mais vivo. Depois é só passar a ferro e correr para o abraço. No orgânico é preciso utilizar fixadores, além de ter uma quantidade enorme de cebolas, temperos e cia...assnhó, quase que uma feira! Desisti.Pode ser ecológico, mas a quantidade de gás que se usa é tão grande que não se torna ecológico!
3) Assim, se você quiser fazer a base de seu trabalho vá ao supermercado e utilize a boa e velha técnica "indígena", as tintas Guarani. Vem em tubinhos e se você souber usar a roda das cores e suas combinações conseguirá uma cor natural espetacular! Depois é só colocar no fixador, da mesma "técnica indígena".E correr para o abraço!
4)Porém há situações onde não se pode deixar que a mancha venha na própria sorte e assim fui atrás de outros recursos. Baseada na massificação infantil do lápis aquarelável busquei a forma profissional, o crayon conté. Este é produto profissional muito utilizado pelos artistas plásticos. São barras de pó coloridos que se solúveis em água dão à nossa mão a alma artística. Você faz, passa o pincél e faz a mancha, faz o desenho sobre o seu tecido como quiser. Também requer bastidor, pois a água faz expandir a tinta. E, depois, é necessário fixar no tecido. Para tanto existem spray fixadores, pois assim como o tecido que usamos, a tela de um quadro também é feito de algodão, de tecido, por isso o nome de tela.
5)Lendo muita literatura americana, assistindo vídeos e testando me voltei para a tinta acrílica. Sim, a tinta acrílica que vem em litro ou galões ou em tubos pequenos utilizados para pintura de paredes e de quadros. Diluída com água dá o efeito aguado ou água forte. Na sua consistência natural encorpa o tecido de uma forma muito grosseira. Algumas têm brilho e outras são opacas. É preciso atenção na hora de comprar. Também é preciso usar bastidor,mas não precisa de fixação depois. Afinal quem já não tingiu uma roupa em tintas fresca?
6) Para tecidos como seda ou organza é preciso mais. As tintas utilizadas são sempre a aquarela silk e as tintas artesanais para tecido. Mesmo assim, como são muito finas, alastram a tinta de uma forma descomunal. Fazer limites requer técnica e paciência que são: freezer paper e emulssificadores para dar uma consistência mais gelificada a tinta, mas que ao mesmo tempo retira dela sua intensidade. Custa mais a secar, mas se necessário, é assim, com paciência.
7)Para impressão direto da impressora caseira não acredite em milagres, pois papai noel não existe! Não vá com sede ao pote de colocar seu algodão lá, imprimir e acreditar que depois de lavado ele vai continuar li, e o pior, sem borrar e manchar os tecidos vizinhos. Isto não existe! O que existe é que a impressora Epson já tem um cartucho de tinta que se chama Durabrite que é feito especialmente para isso. Porém, apenas confie quando você fizer isso, sabendo que a tinta é esta mesmo. Mesmo assim aconselho a colocar o bom e velho Scotchgard que impermeabiliza a peça. Pode-se usar, também, o mesmo verniz fosco para telas de pintura. Mas não acredite que ele irá aguentar muitas lavações de máquina. Assim, tenha bom senso na hora de projetar sua peça.
8) Se você já tem outra impressora, assim como eu,não saia comprando uma nova. Existe um líquidoque prepara o algodão para receber a impressão. Ele se chama Bubble Gum e sai os olhos da cara. Apenas importado. Mas, se você necessitar muito escolha o que comprar. Ainda não há similares no mercado nacional.
9)Há possibilidade de misturar várias técnicas numa mesma peça, mas para isso é preciso tempo e saber que o custo final ficará mais caro. Assim, se você imagina economizar utilizando estas técnicas saiba que as coisas não são assim. Elas encarecem e multiplicam o tempo de finalização da peça, porém, se você quer algo só seu, desde o início, então o tempo não será problema e sua peça será única!
10)Existem outras formas para fazer um tecido, são técnicas de pintura que vão desde a mancha até o a monotipia, passando pela transferência de imagens, que podem ser feitas desde a impressão caseira até a do thermofax que requer a tela por ele gravada. Há tranferências simples e singelas que se pesquisadas na internet te ensinam como fazer. Já testei várias e obtive sucesso. Já o thermofax é preciso ter. E com ele sua criatidade multiplica.

Nenhuma destas técnicas exclui a outra. Elas apenas se somam e não pensem que decupar tecido é algo terrível porque se fosse assim a Mixed mídia, ou numa tradução tão cruel seria a mistura de várias mídias, várias técnicas na criação de uma peça.
Tente, invente e faça a sua peça diferente.
Quem quiser dicas mais diretas sobre alguma técnica, peça. Estou às ordens!
Beijos e boa noite!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

A vida é linda com thermofax!

Bem, passei a maior vergonha, mas valeu a pena! Fui até a empresa que resolve tudo que transmite por aquecimento. Por este lado foi tudo muito bom, pois agora sei que existe aqui onde arrumar o aparelho, pois lá dizeram que ele é muito simples. O senhor que me atendeu apenas colocou a mão sobre ele, assinhó, como dando uma benção. E deu certo! Ao ligarmos ele funcionou como se nunca tivesse parado!!!! Mágica!!!

Confesso que depois que a luz havia desligado eu também desliguei o aparelho e fiquei com medo de ligar novamente, já pensando em todas as catástrofes possíveis.
Ele nunca parou´. Está funcionando e eu feliz!
A vida é linda com thermofax!
Agora, mãos a obra!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Meu thermofax queimou!!!!!!!!!

Sei lá, mil coisas!!!!!! Foram tantas emoções que já não sei como explicar!
Vou começar pelo início, como sempre deveria ser...
Quando o aparelho chegou fiz duas experiências espetaculares! Porquê duas? Porque o preço do "feet" (pé=metragem) vendida é muito cara. Foi fantástico!!!!
Deixei para continuar em outras situações de uso devido.
Lá fui eu, com um projeto direto para ser apresentado no futuro, aqui e em outras competições. Passou a primeira utilização, a segunda, na terceira não pareceu muito bem e não fez nada bem e, na quarta, a luz não acendeu mais.
É A TREVA!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sexta-feira vou a uma casa que conserta máquinas de xerox, a única que não trabalha com marcas e sim com máquinas que usam aquecimento, neste caso, somos iguais.
Estou com os dedos cruzados, pedindo a todos os Deuses uma benevolência.
Foram tantas emoções! São tantas emoções!!!
Estou paralisada!!!!
QUERO MORRER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Minha intuição, quando comprei este aparelho era que deveria comprar mais uma lâmpada junto. Sabe aquela voz que fala ao fundo, mas que na maioria das vezes você não dá bola? Pois é, a minha fala comigo todos os dias e neste dia eu deveria estar com minhas "lamparinas apagadas", porque achei que era demais...So-cor-roooooo!!!Mas, como já diria Regina Duarte, na novela Rainha da Sucata, Sangue de Jesus tem Poder!
Assim, entre tantas emoções a trilha sonora fica comprometida, pois poderia ser a marcha fúnebre...
Melhor deixar apenas com a assinatura.
Boa Noite para todos, a minha começa depois de saber o diagnóstico.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Acrílico sobre tela

Foi por causa desta expressão que entrei para o mundo dos quadros. Para melhor conhecer a tinta acrílica e como usá-la foi que peguei nos pincéis! E não é que estou amando loucamente?!
Gente, é muito bom realizar coisas livremente! A tela aceita tudo! Colagem, papel, tecido, tinta, lixa, carvão, qualquer coisa. Se a alma não é pequena há um mundo de possibilidades!
E, essa arte, para os americanos chame-se Mixed Media, ou seja, um misto de mídia.
Mas, o que tem a ver isso com patchwork? Muito, pois ele se encontra como uma das mídias que podem ser usadas.
Assim, lá vou eu para minha terceira tela e já querendo inventar moda, inventar misturar para ver como vai ficar. Afinal, todo fim de ano tem Natal, e natal é sinônimo de presente e todos, todos tem paredes vazias em suas casas, né? Hi,hi,hi,hi...
Boa Noite!

A trilha sonora? Gente, de Caetano Veloso, porque somente elas fazem a diferença.



sexta-feira, 12 de junho de 2009

São Chico

Então, quem conhece São Francisco de Paula, ou mais conhecido por São Chico?
Imagino que aqui no sul do Brasil, muitas pessoas, agora, mais distante daqui imagino que todos conhecem Gramado e Canela.
São Chico, para os íntimos, fica há 20 km de Canela. Lá, o shopping, graças à Deus, ainda não chegaram. Lá, não há congestionamentos, lá ainda parece Gramado há 20 anos atrás! Isso é lindo! Há preservação, há consciência e para lá muitas pessoas, como eu, querem migrar. Não que eu seja especial, mas pessoas especiais, artistas, naturalistas, ecológicos, todas as pessoas que pensam no futuro do planeta, aqui das redondezas, pensam em São Chico. Não destruir, manter, preservar, e tentar recriar o que foi tirado para construir, com sossego, paz, natureza e preservação, sim, está é a intenção. Assim são aspessoas que quererem ir para São Chico. Assim estou tentando. Junto comigo, outras artistas plásticas já estão lá ou querem ir para lá. Muitas já estão abaixo o Templo Budista, com energias astrais beneficiadas e expandidas. Sem querer um caseiro, mas uma casa, quero ir para São Chico e para lá estou nas tentantivas.
O lago São Bernardo é a maior pedida deste tipo de opção. Para lá tento ir.
Lá quero construir uma casa ecológica, um atelier de patchwork e de pintura, para fugir, me isolar, me refugiar nos finais de semana, nos feriados alongados até que minha aposentadoria chegue e eu possa dizer que vou ficar em Porto Alegre tais meses do ano, outros tais em São Chico e junto a Iemanjá de Santa Catarina, de quem jamais me desligarei, em outros tempos do ano.
Afinal, o ano tem 12 meses e podemos aproveitar seus melhores conforme nossas possibilidades.
Assim, de repente, algum dia, em algum momento, poderá se apresentar novos momentos para o patchwork, para a pintura folk, para a pintura em tela acrílica, para pintura em tecido, para uma arte que necessita de inspiração, que nos últimos tempos apenas vêm da natureza.
Para lá estou tentando ir.
Para lá irei.
Que assim seja, assim será!
Fiquem com o site que apresenta São Chico a todos que a desconhecem.
http://www.saochico.com.br/



Boa Noite

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Strees

Fazia tempo que eu não sentia a natureza natural - não é redundância - do estresse de entregar um produto com tempo absolutamente marcado para todos...e recaindo sobre mim.
Bem, o que eram 150 páginas, agora são 200! Uma dádiva, mas quando este aumento recai sobre apenas uma pessoa...uma catástrofe!
Bem,assim é a vida de uma publicitária que faz edição gráfica e eletrônica. Quando o mundo de perto gira igual, tudo anda normal, mas quando ele gira em órbitas diferentes, o "ataque aéreo" sempre recai sobre um: aquele ser que faz e edita. No caso, eu.
Já virei uma semana contemplando o final-de-semana que não foi produtivo para mim mas, para dar "hormigas en la cola" dos outros, sim. Porém, estas "hormigas" sempre recaem sobre alguém, no caso eu - outra vez.
Tenho "dad line", jargão usual no meio jornalístico que quer dizer "dia de morrer, ou linha da morte". Segunda, dia 08/06, é este o dia. Até lá, nada, absolutamente nada, entra ou sai da minha mente sem que seja o trabalho e minha impotência em não poder seguir trabalhando à noite, em casa.
Louca? Talvez. Ética seria a melhor palavra. Não deixo ninguém na mão e nada com prazo para trás. O que é meu pode parar. Mas o prazo é irrevogável!
Esta é ainda minha herança de tantos anos no mercado publicitário.
Depois disto, algumas coisas muuuuuuuuuito importantes serão resolvidas e, então, poderei voltar a ser uma pessoa normal.
Um livro que não é o meu, que diga-se de passagem, o meu está pronto está pronto para ensinar o patchwork sem problemas e estresse, mas sim, um livro institucional...umbigal...deverá sair. Estou nessa porque fui convidada e aceitei fazer. Vou até o fim com todas as minhas forças e deveres e comprometimento.
Amigos jamais se deixa na mão. Este é meu lema!
Depois volto com força total.
Boa Noite para vocês, pois a minha seguirá funcionando mesmo que dormindo...ossos do ofício!
Beijos


PS: Hoje vai sem assinatura porque não sei mais onde encontrar o arquivo. Depois volto com carinho.

Nina Shô
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...