quinta-feira, 28 de maio de 2009

Desenho X Computador

Hoje descobri que a mão não é substituida pelo computador.
Depois de fumar quase 10 cigarros desisti de fazer no computador o que a mão faria em dois - cigarros.
Mesmo prevendo a utilização do thermofax,que necessita do contraste no arquivo de formação, não fui feliz no Photoshop para o aumento da imagem que escolhi para meu projeto do ano que vem. Vou para o desenho à mão e para outras utilizações tecnológicas pois então facilitarei a minha vida.
No meio disto tudo tem uma coisa que não contei. Um devaneio de ter um espaço da fuga da vida urbana. Um sonho de vida campreste. Uma vida que poderá render prazer para mim e um local muuuuuuuuuuuito agradável para quando eu for dar aulas. Sim, aulas! Já entendi que se pude dar aulas para universitários posso dividir meus ocnhecimentos na área do patchwork e do quilt artístico, seja ele na tela, apenas no pano, para o patchwork, para o desenvolvimento geral que é para onde estou migrando.
Vida sustentável, saudável, liberdade campestre, qualidade de vida...assim segue minha meta, para mim, para meus trabalhos, para meu reflexo.
Quem for a Gramado,lembrem de mim, seja neste ano, seja ano que vem...meus trabalhos irão refletir isso.
Hoje não há trilha sonora porque trabalhei escutando o jogo do Grêmio, mesmo que a TV estivesse ligada na minha frente.
Ah, nós mulheres, como sabemos ouvir sem ver!!!!...
Beijos a todas


terça-feira, 26 de maio de 2009

Thermofax e pintura em tecido

Apenas hoje percebi que já fazia muito tempo que não postava nada. Minha cabeça gira em tantas rotações que às vezes perco a noção do tempo. Tempo, aliás, que para mim parece pouco. Afinal já estamos no meio do ano que acabou de iniciar!
Entrei numa empreitada de 150 páginas. Um livro que tem data fixa para ir para a gráfica - dia 03/06 - e então fiquei tomada por isso.
Mas, no meio disto tudo pesquisei muito.
Junto com o livro iniciei minhas aulas de pintura acrílica em tela, junto com o desenho. Tudo isso para aperfeiçoar meu desenvolvimento de quilt e projeto de trabalhos em patchwork. Agora quase nem sei mais o que fazer, hi,hi,hi,hi....
Para a pintura em tela e aquarela iniciei uma série de palhaços. São tantos palhaços que já considero uma palhaçada! Mas estão bonitos. Acredito que minha família vai ganhar muitos palhaços de presente de natal! Hi,hi,hi,hi....
Porém, no meio disto a pesquisa rendeu. Encontrei meu próximo trabalho. Já deu para perceber que a pesquisa de execução será grande e que a própria execução será demorada, mas valerá a pena. E assim já começarei para poder tê-lo pronto no ano que vem. Aos poucos, e solucionando cada pedaço, cada parte ele se tornará um todo.
Com tantos anos de patchwork, cultivando a paciência, não consegui aprender a resolver por partes. Tenho a mania de ver o todo. Mas a pintura me ensinou isso, pois do contrário tudo fica um borrão.
Assim, ao som do circo du soleil, Beatles, sigo o aprimoramento deste projeto.
Claro, vou mostrar aos pedaços e explicar algumas coisas, pois minhas pesquisas mostraram tantas técnicas fáceis de fazer quando as ferramentas já estão prontas que as vezes me dá raiva de não ter mais tempo de poder pensar estas soluções mais simples.
Mas, não somos mulheres maravilhas, bem, pelo menos eu.
Beijos




terça-feira, 12 de maio de 2009

Eram tantas emoções...

... já diria Roberto Carlos, na sua mais célebre frase e em seus maiores momentos de finais de ano. Porém, eu estou começando o ano, sim, porque o ano apenas começa após o carnaval! Pelo menos aqui no Brasil, né?
E eu fui ao teste do Thermofax. Gente, uma loucura!!!! Entrei num frenesi que até agora não sei o que dizer....

Não precisar de fotoliteira; não precisar de gravador de tela de serigrafia; poder usar a imaginação de forma instantânea; bem, isso ninguém paga.

O resto, o Visa pagou! Com os fundos da minha conta bancária, é claro!
Com o acetato ao preço de U$6 cada 30 cm, que tem por largura apenas 21cm, não fiz grandes devaneios de teste, pois a coisa sai cara. Foram bobagens de teste para ver se era necessário ser com xerox ou se podia ser utilizada impressão de impressora a laser e a jato de tinta. Bem, conto que ambas deram certo.
Claro, é necessário preparar a imagem com muito contraste, pois os semi-tons, ou seja, os cinzas claros não gravam perfeitamente. Porém, se sua intensão é deixar a imagem esvanecida, assinhó, quase que como uma aparição do além, o efeito é perfeito nestas condições. Nada que requeira muito conhecimento e muita prática no computador. Apenas uma boa vontade de gravar alguns mecanismos, e pronto, a festa está feita!
Tenho três trabalhos que seguem para quilt e apenas preciso de um ok para ir até a execução. Assim esperando por isso sigo meus devaneios.
Como agora os ventos do verão se vão e entra uma temporada mais hermética, mais caseira, onde nossa produção aumenta pois o frio nos faz ficar mais ativas dentro de casa, tive como trilha sonora uma intérprete e compositora ma-ra-vi-lho-sa! Ela se chama Madeleine Peyroux que canta a música The Summer Wind.
Claro, quando meu neurônios e minhas lamparinas se acenderem para um projeto específico onde o thermofax entre de sola, vou mostrar.
Agora, fiquem com minhas emoções e com Madeleine Peyroux.



quarta-feira, 6 de maio de 2009

Yes, eu tenho um Thermofax.

Foi uma trilha bem difícil. Entender o aparelho e os tipos de acetatos a serem comprados, fazer o pagamento por internet por um tipo de conta diferente, pedir remessa para o Brasil e ver como chegaria com a fiscalização federal e, ele chegar aqui na minha casa, foram passos bem difíceis de alcançar.
Mas, obtive êxito!Graças a ajuda da minha sobrinha Caro. Brigaduuuuuuu, Caroca!
Ele está aqui no meu atelier. Ainda não tive tempo suficiente para iniciar os primeiros passos com atenção, mas vou começar esta outra trajetória hoje.
Recém hoje percebi o que eu comprava sem entender muito bem, mas as "fichas" acabaram caindo aos poucos.
Com a máquina tudo bem, pois ela faz o que tem que fazer e de forma simples, porém com o acetato eu parecia uma macaca de repetição. Hoje entendi que algumas referências significavam a mesma coisa que para uma tela de serigrafia. Mesh roll70 e Mesh roll100 significam a quantidade de fios do acetato que dão maior precisão ou não a impressão da imagem, ou melhor, na gravação da imagem. A mais usada é a de 70 fios. Ufa! Foi a que comprei.
A tinta? A base de água.
Testes? Os farei durante esta semana.
Depois conto tudo. Minha exitação com o novo brinquedo é muito grande!
Beijos a todas vocês

domingo, 3 de maio de 2009

Trilha sonora

Impressionante, pelo menos para mim, como a trilha sonora pode embalar um projeto. Hoje fui atrás de mais trilhas sonoras-como se eu não tivesse o suficiente (quase 600 cds)- e comprei alguns cds ma-ra-vi-lho-sos! Vou apresentar mais tarde, quando der no jeito.
Cansada de juntar pedaços de tecidos e me sentir um pouco limitada com a técnica resolvi tentar fazer coisas diferentes, pois afinal vi tanto dvd sobre novas técnicas que a cabeça fervilhou! Tudo parecia muito simples, mas quando a gente faz, bem,nem sempre é assim tão simples.
Assim, depois de devanear e tentar, acho que descobri uma coisa bem rápida, uma mistura entre várias situações, que associada a minha impulsividade e vontade de querer ver tudo pronto muito rápido pode ser uma grande coisa na secagem das tintas. E na mistura também! Tudo começou às 18h e terminou às 21:30h, isso parando para jantar. Rápido, né? Bem, antes de mostrar vou apresentar à peça finalizada, pois é preciso mostrar o milagre para depois contar o santo...assim ensina a igreja católica nas suas canonizações. Bem, desculpem as católicas fervorosas...
Tudo começa com um pedaço de voal, ou organza como queiram, mas antes, uma idéia na cabeça e alguns pincéis na mão. A tinta? Uma boa mistura: aquarela silk, tinta para tecido e acrílica de quadro. Uma base para isso? A mancha. Mas vejam bem, a mancha e não o borrão, pois o limite entre elas é muito exíguo.
Feliz, vou ao berço, pois amanhã chegam meus mimosos e estou muito feliz! Sim, meus pais retornam a casa e o alvoroço das portas recomeçam: mãe para cá, eu para lá, pai para cá e todos juntos!
Essa é a melhor parte!
Boa noite para vocês!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...